Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Centro de Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no RS

24/07/2021 - 18h25min

Estado – O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) comunicou neste sábado, dia 24, a transmissão comunitária da variante Delta (B.1.617.2) do coronavírus no Rio Grande do Sul. Esta variante foi primeiramente detectada na Índia e teve os dois primeiros casos no Estado registrados na última segunda-feira (19/7), no município de Gramado.
O conceito de transmissão comunitária ou local é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível definir a origem da transmissão. Ou seja, não é possível identificar de quem se contraiu a covid-19.

GRAMADO: 1º CASO

De acordo com a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos, a confirmação do primeiro caso de Gramado por sequenciamento genético completo pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e o aumento de prováveis casos de contaminação por essa linhagem identificadas pelo Cevs indicam que há circulação comunitária. “A vacina protege contra essa variante, especialmente após a segunda dose no caso dos imunizantes que precisam de reforço, mas a vacinação não impede que a pessoa se contamine e siga transmitindo o vírus.

MANTER CUIDADOS

Por isso é preciso manter todos os cuidados de proteção contra a covid-19 independente de ter tomado a vacina, principalmente quem possui qualquer fator de risco para complicações da doença”, ressaltou a diretora.
Até o momento, foram confirmados três residentes do Estado com a variante Delta. Os dois primeiros de Gramado, que possuem vínculo e contraíram a covid-19 no município, e um em Nova Bassano, que contraiu a doença em viagem ao Rio de Janeiro. Além deles, o Estado registra outros 11 casos suspeitos: cinco com amostras em análise na Fiocruz (mais um de Gramado, também contactante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas), e seis amostras que deverão ser enviadas ao laboratório carioca na próxima segunda-feira, dia 29, de residentes de Alvorada, Passo Fundo, Esteio, São José dos Ausentes, de Sapucaia do Sul e Santana do Livramento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.