Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

DEM e PSL se fundem e lançam partido União Brasil

06/10/2021 - 17h16min

Atualizada em 06/10/2021 - 17h35min

Convenção conjunta do DEM e PSL foi realizada nesta quarta-feira (Créditos: Divulgação/Agência Liderança)

Brasília – DEM e PSL realizaram uma convenção conjunta, nesta quarta-feira, em Brasília, e decidiram pela fusão das siglas. Eles vão formar o União Brasil, de número 44. A mudança ainda precisa ser oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embora não haja uma posição definida, o novo partido trabalha com a possibilidade de lançar um candidato à presidência da República em 2022. “O que vamos discutir no momento oportuno é se vamos ter uma candidatura do próprio partido ou uma candidatura de um partido que se aglutine a nós. Em breve, depois de estarmos juntos, vamos começar a discutir um nome comum”, disse o presidente do PSL, Luciano Bivar.

Bivar concedeu coletiva à imprensa junto com o presidente do DEM, ACM Neto. A expectativa dos dois dirigentes é que o TSE leve de dois a três meses para confirmar a fusão e o nascimento oficial do novo partido. O PSL tem, atualmente, a maior bancada da Câmara, com 54 deputados. No Senado, o partido tem dois representantes. Já o Democratas tem 28 deputados, a 11ª maior bancada. No Senado, o partido tem seis representantes, além do presidente da Casa, e do Congresso, Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais.

Ao todo, ambos os partidos governam quatro estados. O PSL governa Rondônia (Coronel Marcos Rocha), e Tocantins (Mauro Carlesse), e o DEM governa Goiás (Ronaldo Caiado) e Mato Grosso (Mauro Mendes). Na região da Encosta da Serra, o partido governa São José do Hortêncio, com a prefeita Ester Dill Koch (DEM).

Com informações do g1 e Agência Brasil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.