Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estudo aponta que um a cada 5,5 habitantes do RS já tem anticorpos para a Covid-19

29/04/2021 - 17h40min

Estado – Um a cada 5,5 gaúchos já tem anticorpos contra a Covid-19, divulgou ontem o governo do estado. Os números, referentes à fase da pesquisa realizada entre 9 e 12 de abril, são do estudo Epicovid19-RS, que chegou à décima rodada. A estimativa é de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul já com a proteção contra o novo coronavírus.

No levantamento anterior, realizado de 5 a 8 de fevereiro, o número de pessoas com anticorpos era de 1,13 milhão. Ou seja, a prevalência de infecção pela Covid-19 aumentou de 10% para 18,1% entre as duas últimas fases de coleta de dados da pesquisa. Para aferição dos resultados, os pesquisadores realizaram testes e entrevistas em habitantes de nove municípios, nenhum da região: Uruguaiana, Santa Maria, Ijuí, Canoas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas.

O estudo também incluiu novas análises sobre a cobertura de vacinação entre os participantes da amostra. Do total de 4,5 mil entrevistados, 26,1% receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus, e 13,2% receberam a segunda.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.