Conecte-se conosco

Destaques

Hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2021 - 10h51min

Atualizada em 05/06/2021 - 10h53min

Mundo – Neste sábado, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data traz muitos assuntos e conscientização para uma mudança de atitude e um respeito para com o ambiente em que se vive. O dia alusivo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.

Nessa Conferência, conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

 

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

 

Semana de Meio Ambiente

Vários municípios de nossa região estão realizando ou ir]ao realizar a Semana de Meio Ambiente. Este ano, novamente em virtude da pandemia, as atividades serão mais restritas e, em sua maioria, ocorrem de forma virtual.

Estância Velha – Neste sábado, 5, ocorre o Pomar Urbano, que está em andamento no bairro Nova Estância. No feriado do dia 3, a ação drive thru de arrecadação de ração para cães e gatos, coletou um total de 185 quilos, além de realizar a distribuição de um adesivo alusivo ao evento, com o slogan Estância que cuida dos animais.

Ivoti – A secretaria municipal de Meio Ambiente e o Ceami realizam a programação de 7 a 11 de junho, em virtude do feriado prolongado realizado no município. Desta forma, uma intensa programação, também na maioria, com transmissão ao vivo, aguarda pela participação da comunidade.

 

Crédito: Tatiane Gutheil

*Com informações portal brasilescola.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.