Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Nova remessa de medicamentos do kit intubação será distribuída pela Secretaria da Saúde e Exército nesta terça-feira

19/04/2021 - 13h59min

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Estado – Nesta terça-feira, 20, a Secretaria da Saúde (SES) e o Exército farão de quase 124 mil medicamentos do kit intubação a 62 hospitais em 47 municípios do Rio Grande do Sul. Os medicamentos chegaram ao Estado no sábado, 17, e foram armazenados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde estão sendo separados por hospitais. O 3º Grupamento Logístico realizará a distribuição.

Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. A lista de hospitais contemplados está em definição pela equipe técnica do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde. O rateio é realizado com base em dados de estoque e consumo informados pelos próprios hospitais. A remessa a ser entregue nesta terça-feira será a maior entrega desses medicamentos já realizada pela pela SES.

O lote é formado por fentanila (1.910 ampolas), propofol (22.620 ampolas), midazolam (77.850 ampolas) e besilato de cisatracúrio (21.450 ampolas), totalizando 123.830 unidades. A quantidade será suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até seis dias; de midazolam de 45 hospitais para até dois dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até sete dias.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS.

(Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.