Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Pfizer encaminha pedido de registro definitivo de vacina contra a Covid-19

06/02/2021 - 12h45min

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, neste sábado, 6, o pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer para utilização no Brasil. Caso haja aprovação da agência, o imunizante pode ser utilizado para administração em toda a população, e até mesmo ser comercializado em clínicas privadas. É o segundo pedido do tipo: o primeiro foi referente à vacina de Oxford, e feito no dia 29 de janeiro.

O prazo para análise geralmente é de 60 dias. A Pfizer, cuja vacina é feita em conjunto com a empresa alemã BioNTech, já havia dito no final do ano passado que não pediria a análise para uso emergencial de seu imunizante, ao contrário de outras vacinas, como a da Fiocruz/Oxford ou a do Butantan/CoronaVac, e que pediria diretamente o registro definitivo.

Segundo a Pfizer, 2,9 mil voluntários participaram dos testes clínicos de sua vacina no Brasil. No mundo todo, foram 44 mil participantes em 150 centros de seis países, incluindo África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Turquia. Resultados da terceira e última fase de testes do imunizante, divulgados em novembro, apontaram eficácia de 95% contra o coronavírus.

Porém, a vacina precisa ser armazenada em uma temperatura de -70ºC. Por isso, a Pfizer desenvolveu uma caixa especial para facilitar a logística. O governo federal havia criticado a empresa recentemente, em razão de, entre outros motivos, a Pfizer supostamente se abster de qualquer responsabilidade caso houvesse efeitos colaterais. A vacina da empresa, contudo, já é amplamente utilizada em outros países do mundo, entre eles, os Estados Unidos.

Com informações da Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.