Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Por corte de verba, IBGE suspende concurso para capacitar profissionais ao Censo

06/04/2021 - 14h10min

(Créditos: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

Brasília – O IBGE suspendeu as provas que seriam realizadas para agente censitário municipal (ACM), agente censitário superior (ACS) e recenseador, a fim de capacitar profissionais para o Censo 2020, marcado para este ano. Ainda não há nova data. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 6, e o motivo, conforme o órgão, é a redução de 96% do orçamento previsto para o recenseamento da população.

As provas seriam objetivas, por meio de processo seletivo simplificado. Para ACM e ACS, as provas seriam no próximo dia 18 de abril, e para recenseador, no dia 25 de abril. O IBGE ainda afirmou que “avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.”

Confira o comunicado do IBGE na íntegra

“Censo 2021: Suspensão das provas para ACM, ACS e Recenseador

Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.

O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.

A Direção
6 de abril de 2021″

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.