Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Vacina de Oxford tem relação com aparecimento de trombose, diz agência europeia

07/04/2021 - 08h06min

Londres – A vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca tem relação com o aparecimento de coágulos sanguíneos registrados em algumas pessoas, afirmou na terça-feira, 6, Marco Cavaleri, chefe da estratégia de vacinação da Agência Europeia de Medicamentos. Ele concedeu entrevista a um jornal italiano.

“Agora podemos dizer, é claro que existe uma ligação com a vacina. O que causa essa reação, no entanto, ainda não sabemos”, disse Cavaleri. A agência europeia está reunida também para discutir os próximos passos da vacinação, e deve se pronunciar hoje. Por ora, os testes da vacina em crianças e adolescentes, conduzidos no Reino Unido, foram suspensos pela própria Universidade de Oxford.

Em março, diversos países europeus haviam suspendido a vacinação com as doses da AstraZeneca, em razão dos casos de trombose. Contudo, tanto naquela ocasião como agora, a agência europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram que os benefícios superam os riscos. A agência europeia indicou que os coágulos foram identificados em cerca de 30 pessoas, entre mais de 20 milhões de vacinados.

E, de forma geral, são registrados mil casos de trombose na Europa a cada mês. Ou seja, os casos relacionados às vacinas são menores, conforme a agência, do que os observados naturalmente. O Brasil também imuniza com a vacina de Oxford, porém, as doses são importadas de fábricas na Índia ou Coreia do Sul, o que não é feito no caso da Europa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.