Notícias
Alerta para risco extremo de temporais com granizo, vendavais e possibilidade de tornados no RS
O domingo (21) será de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. A previsão aponta chuva forte a localmente intensa em diversas regiões do Estado e um risco muito alto de temporais com queda de granizo e rajadas de vento.
A instabilidade será causada pelo avanço de uma frente fria associada a uma corrente de jato em baixos níveis, que traz ar quente em sua dianteira. Esse mesmo sistema foi responsável pelo dia mais quente do ano até agora em parte do Paraná, neste sábado (20). A combinação vai favorecer a formação de nuvens carregadas e um grande número de tempestades em território gaúcho.
De acordo com a MetSul, antes mesmo da chegada da frente fria, o avanço do ar quente pelo Oeste já pode provocar ainda neste sábado à noite e na madrugada de domingo áreas de instabilidade com risco de chuva forte, raios, ventania e granizo isolado na Metade Leste do Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o mais alto da escala, para áreas entre a Campanha, o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul. A MetSul considera, porém, que o risco é igualmente elevado em outras regiões, incluindo a Metade Norte.
A pressão atmosférica deve cair abaixo de 1000 hPa em muitas cidades gaúchas neste domingo, o que aumenta sobremaneira o risco de temporais severos, com destaque para vendavais localizados. Modelos meteorológicos indicam forte corrente de jato em baixos níveis transportando ar quente e seco desde a Bolívia até o Sul do Brasil — condição presente na maioria dos episódios de tornados no território.
Com isso, há potencial para a formação de supercélulas de tempestade no Estado, que podem gerar tornados ou correntes de vento extremamente violentas, como microexplosões (downbursts). Esses fenômenos são localizados e não podem ser previstos com exatidão sobre onde ocorrerão.
A chuva será forte a intensa em muitas áreas, com volumes de 50 a 100 mm em poucas horas. Porto Alegre deve registrar períodos de chuva intensa, raios e risco de alagamentos, justamente no dia em que está previsto o clássico Gre-Nal.
A MetSul ressalta que o risco de tempo severo é comparável ao que foi registrado na Argentina nos últimos dois dias, com tempestades de grande intensidade e granizo de grande porte.
Em Santa Catarina e no Paraná, o domingo também será de mudanças bruscas, com risco altíssimo de temporais fortes a severos, especialmente da tarde para a noite, incluindo granizo de variados tamanhos e vendavais.
