Conecte-se conosco

Notícias

Bota casaco, tira casaco: semana será de “efeito cebola” com o clima na região

25/08/2020 - 11h40min

Atualizada em 25/08/2020 - 11h40min

Região – O inverno na teoria tem data para terminar: 20 de setembro. No entanto, novas ondas de frio devem surpreender os gaúchos em outubro e novembro. Nada que se assemelhe aos dias de mínimas intensas ocorridas na semana passada, entre quinta e sábado, um período considerado histórico pelos meteorologistas.

Entre eles, o responsável pela estação climatológica de Campo Bom, Nilson Wolf. “As mínimas chamaram atenção e também pela precipitação de neve até em Curitiba. No Estado, novamente ficou comprovado que por sua localização, São Francisco de Paula tem uma forte propensão a nevar, dentro das condições apresentadas pela massa de ar polar”.

Extremos na temperatura

Na Encosta da Serra, as mínimas no período chegaram a -1º no período, e em Nova Petrópolis, houve a queda de chuva congelada, cena que lembrou muito a neve. A massa de ar polar que mexeu com os gaúchos perdeu força no domingo e os próximos dias devem proporcionar o “efeito cebola”, quando se sai de casa pela manhã bem agasalhado, e ao longo do dia, o calor obriga a pessoa a se despir das roupas mais pesadas.

Entre hoje e sexta-feira as temperaturas seguem se elevando, porém com o registro de baixas temperaturas pela manhã e à noite. Se durante a tarde as máximas devem se aproximar dos 23º, nos demais períodos do dia elas podem beirar os 7º. “Um efeito perfeitamente normal para agosto, que se caracteriza por ser um mês de extremos. O ar está muito seco, o que propicia grandes amplitudes térmicas”.

Muito calor no sábado

O sábado deverá ser “fora da curva” também quando se trata de calor dentro do inverno. Os termômetros podem marcar 30º na região, elevação que antecede a chuva que marcará o fim do mês, mais precisamente na segunda-feira. “E se preparem para setembro. O inverno ainda deverá dar suas caras antes do término. Há grande possibilidade de geadas a partir da segunda quinzena”, finaliza o meteorologista.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.