Conecte-se conosco

Notícias

Cemitério Municipal pode ser uma realidade em breve em Herval

07/07/2025 - 06h46min

Prefeito Gilnei e vereador Diego encaminharam um projeto para angariar emenda

Santa Maria do Herval está próximo de concretizar uma antiga demanda: a criação de um Cemitério Municipal. Atualmente, todos os cemitérios existentes no município são ligados a religiões específicas, o que dificulta o sepultamento de pessoas sem vínculo religioso ou de outras crenças. A busca por uma área neutra é defendida por grupos comunitários e tem mobilizado ações do Executivo e do Legislativo.

O prefeito Gilnei Capeletti (MDB) explicou como está o processo:

— “Já desde o ano passado estamos em uma negociação com uma área. A gente olhou, definiu valores. A questão é que a área está em condomínio, entre dois irmãos. Estava praticamente tudo certo, mas no meio disso aconteceu um acidente em que um destes irmãos faleceu. E, então, tu sabe a parte burocrática. Nesta semana o topógrafo me falou que tá a documentação da prefeitura para avaliação para fazer a extensão de condomínio. Aí, é só fazer a escritura no registro e estará livre para poder fazer a compra. Então, sim, tem coisas encaminhadas, mas nada oficializado. Tem negociações, tem área, e tem chance de estar perto de acontecer.

O histórico da discussão

O vereador Diego Joel Lechner (PDT) também atua na pauta e relembra o histórico da discussão:

— “Desde 2023 tem um grupo das demais congregações trabalhando para esse propósito. E desde 2023 venho destinando emendas impositivas para aquisição da área. Em 2016, quando eu era presidente, procurei a administração para propor parceria com áreas que a nossa comunidade luterana tem no nosso município… que são 4 cemitérios. Mas sem nenhuma solução. E a partir de 2023 cobrei imensamente a administração propondo que seja realizada a aquisição de uma área e também a constituição do cemitério. Eu destinei mais de 100 mil nestes 2 anos em emendas impositivas para aquisição. E este ano apresentamos o projeto e solicitamos uma emenda federal ao deputado federal Ronaldo Nogueira, que se prontificou em destinar um recurso. Tenho absoluta certeza que o cemitério municipal será realidade em breve. Sabemos dos entraves burocráticos e todos os licenciamentos ambientais necessários para sua constituição. Para quem quiser lutar em conjunto por esse propósito, sempre haverá espaço, mas que não venham me dizer que esse assunto é tema recente, pois aí estaremos tratando de oportunismo. Precisamos valorizar todo processo já feito e iniciado ainda pela prefeita Mara.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.