Estado - País - Mundo
30 anos 30 histórias: O dia em que um estanciense de 9 anos conquistou o Brasil
por Leonardo Oberherr;
Há seis anos um estanciense de 9 anos, pilchado, e cantando Beijinho Doce – música eternizada na voz de Tonico e Tinoco – subiu ao palco da segunda temporada do The Voice Kids, programa da Rede Globo, e, conquistou o país com seu carisma e talento. Depois daquele dia, Thomas Machado passou a ser um cantor reconhecido pelos quatro cantos do Brasil. Thomas conta que não pensava na final, apenas queria pensar e passar uma fase de cada vez, até chegar nas fases decididas pelo voto popular, e aí, o povo gaúcho fez sua parte, tendo batido o recorde de votos de um só estado na edição do The Voice Kids.
Na emocionante final do reality, o gauchinho competiu com duas outras grandes vozes, Juan Carlos e Valentina Francisco. No domingo, dia 2 de abril de 2017, Thomas foi eleito a nova voz kids do país, recebendo 52,48% dos votos do público. A técnica Ivete Sangalo correu até o palco para demonstrar seu carinho pelo pupilo, vibrando com entusiasmo e exclamando “Que bom, que bom!”
Mas chegar até lá não foi fácil. Thomas recorda o processo de seleção: “Quisemos inscrever eu e meu irmão Eduardo, tivemos problemas com o formulário, o prazo estava perto de acabar e ficamos muito apreensivos, até que deu certo. Fui para a seletiva em Porto Alegre, e levei minha gaita e fui pilchado. Apresentei uma vez, pediram para larga a gaita e fazer à capela. Depois, que deixasse o chapéu de lado… deu um certo receio, mas me selecionaram para participar da primeira fase. Durante o programa, pediram algumas vezes que eu não usasse a roupa de gaúcho, mas batemos o pé e consegui continuar usando. Foi uma grande experiência e uma grande honra.
Thomas Machado, o vencedor mais jovem do The Voice Kids no Brasil, aos nove anos, está consolidando sua carreira musical e cultural gaúcha. Ele lembra com carinho dos momentos divertidos que teve com seus colegas de bastidores e a atenção que recebeu dos técnicos do programa. Desde sua vitória no show, Thomas tem feito mais shows e está realizando muitos dos seus sonhos musicais, como cantar, escreveu um livro e lançou recentemente uma websérie.
Agora com 15 anos, Thomas lançou várias músicas e até um livro e está se preparando para lançar sua nova música de trabalho, “Thomas Pelo Brasil”. A canção também batiza uma websérie, na qual ele explora diferentes culturas e culinárias ao viajar por diferentes estados do país. Thomas está animado com o novo projeto e tem certeza de que todos vão gostar.
“Vencer o The Voice Kids foi a virada de chave na minha vida. Representou tudo, da minha evolução musical ao meu amadurecimento no palco. Eu comecei a fazer mais shows e com certeza já realizei e estou realizando até hoje muitos sonhos meus na música, que é fazer o que eu mais gosto, que é cantar.”, contou Thomas.
O início de tudo:
A influência do pai e do irmão foi essencial na paixão de Thomas Machado pela música. “Os dois tocavam guitarra e foi assim que me interessei pelo mundo da música. Mas eu escolhi a gaita. Quando eu tinha cinco anos, pedi de presente ao Papai Noel”, conta o jovem artista, mostrando orgulhosamente sua pequena gaita azul, guardada com cuidado até hoje.
Unidos pelo amor à música, Thomas e seu irmão Eduardo criaram a dupla Os Irmãos Machado. Os eventos estão se multiplicando e eles já fazem shows em todo o sul do país. A meta agora é se apresentar em todo o Brasil. Para o futuro, Thomas pretende seguir com sua carreira musical e também dar aulas de gaita.
O Diário deu espaço:
Desde muito cedo Thomas e seu irmão Eduardo demonstraram talento para a música. O pai mostrou à reportagem um vídeo de Thomas com apenas dois anos já cantando, mesmo sem saber falar direito. Poucos anos depois, em 2013, a dupla já se destacava no cenário da música tradicionalista, conforme foi noticiado pelo O Diário.
Pós The Voice:
O contato com a baiana Ivete Sangalo segue existindo, inclusive com outros participantes do programa. Segundo Thomas, o programa ajudou muito no amadurecimento do seu trabalho, inclusive que o trabalho com fonoaudiólogo continua sendo feito, especialmente para preparar a voz no momento de “troca de voz”, comum em adolescentes durante a puberdade e que poderiam afetar no desempenho do cantor. Thomas continua estudando, está no ensino médio, estudando de manhã, e, conta que não recebe nenhum tratamento especial, somente os colegas que de vez em quando pedem uma palhinha. “É bem tranquilo, quando preciso viajar para trabalho, professores e colegas entendem, e eu recupero o conteúdo quando retorno, entendem muito bem minha situação”, pondera.
Thomas pelo Brasil
O mais novo projeto do artista estanciense é a websérie Thomas pelo Brasil, lançado no último dia 26 de abril, quarta-feira, que traz imagens do cantor viajando o Brasil e conhecendo lugares históricos e culturalmente conhecidos. “A gente foi para alguns estados do Brasil, conhecer as culturas, conhecer a culinária. É uma série de viagens e tenho certeza que todo mundo vai gostar.”