Estado - País - Mundo
A chegada de uma frente fria pode trazer ventos fortes e instabilidade para o Rio Grande do Sul
O final da tarde de segunda-feira, 15 pode ficar marcada por ventos de até 100km/h e chuva em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul Meteorologia, uma frente fria vai encontrar uma massa de ar quente sobre o estado e trará numerosos temporais, que terão início pelo Oeste do estado de manhã e irão avançar para os demais municípios no decorrer do dia.
A frente fria deve chegar no estado junto com o horário em que as temperaturas estarão mais altas, acima de 35ºC, potencializando a formação de células de tempestade, algumas intensas, e o perigo de vendavais.
A MetSul adverte que, com base nas projeções, existe risco de temporais com rajadas de vento de 70 m/h a 100 km/h em muitas cidades gaúchas nesta segunda-feira, porém em alguns locais é provável que o vento passe de 100 km/h e não se afasta o risco de que isoladamente algumas tempestades possam ser muito severas com vento acima de 120 km/h.
A frente fria não vai trazer vendavais para todas as cidades gaúchas, mas o risco é maior no Oeste, Centro e Metade Norte do estado, assim como em pontos isolados do Leste gaúcho, incluindo a área de Porto Alegre e região metropolitana.
