Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Afegãos se penduram em aviões para tentar fugir do país

16/08/2021 - 14h34min

Atualizada em 16/08/2021 - 14h36min

Afegãos tentando fugir no aeroporto internacional de Cabul (Crédito: Wakil Kohsar/ AFP/ G1)

MundoNesta segunda-feira (16), cenas de desespero e angústia foram registradas no aeroporto internacional de Cabul, quando milhares de pessoas tentaram fugir do país, após a tomada de poder do Afeganistão pelo grupo fundamentalista Talibã.

Os afegãos tentaram entrar em aviões e tropas americanas assumiram o controle do local para conter a multidão. O tumulto causou pelo menos cinco mortes.

O tumulto iniciou poucas horas depois de a capital ser tomada pelo grupo extremista Talibã, que gerou colapso no governo e a fuga do presidente Ashraf Ghani. Os Estados Unidos enviaram tropas militares para auxiliar na segurança do aeroporto e na evacuação das pessoas da embaixada dos EUA e dos afegãos que estão abandonando o país.

Foram multidões, entre elas de famílias andando pelas pistas, em meio a veículos militares e aviões, com centenas tentando entrar à força nas aeronaves que saíam da capital afegã. 

Saiba mais
No último domingo (15), o grupo fundamentalista Talibã tomou conta do palácio presidencial. O presidente afegão Ashraf Ghani fugiu do país e o caos se instalou na capital Cabul. A tomada de poder gerou repercussão mundial.

Já tomando conta de quase todo o Afeganistão, o grupo extremista retornou à capital após 20 anos, época em foram expulsos pelas forças ocidentais lideradas pelos Estados Unidos.

Fonte: Portal G1 e  CNN

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.