Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Dois Irmãos seguem no combate à dengue

04/01/2023 - 17h43min

Agentes de endemias no combate à dengue. Crédito: Prefeitura de DI

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, por meio da Vigilância Ambiental, reforça os trabalhos de combate à dengue nos períodos mais quentes do ano, já que nessa época a proliferação do mosquito Aedes aegypti é maior. O mosquito é transmissor de dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Os agentes estão realizando as visitas nas casas e comércios dos munícipes em diferentes quadras de cada bairro, para orientá-los a não deixarem água parada que possam servir de criadouros dos mosquitos.

Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 até 10 dias, dependendo da temperatura, revisando o quintal duas vezes por semana e controlando os criadouros, é possível interromper o desenvolvimento do inseto. Desta forma é possível impedir que doença se espalhe.

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Edna Monteiro, os agentes estiveram em 6.005 residências e estabelecimentos, no período de 14 de novembro a 29 de dezembro, sendo que destes visitaram 4.964 residências e estabelecimentos, 1.007 fechados e 4.126 focos encontrados. As visitas foram realizadas nos bairros: Centro, União, Navegantes, Industrial, 7 de Setembro e Vale Verde. Os próximos bairros a serem visitados são Primavera, Bela Vista e Portal da Serra.

Os focos foram encontrados em caixas e tonéis de coleta da água da chuva, pneus, ralos, calhas, bromélias, entulhos no pátio, pratos nos vasos de flores e plantas, piscinas (fibra e de plástico).

Faça parte da Campanha 10 minutos contra a dengue:

– Revise seu quintal 2x por semana;

– Jateie as bromélias com um jato de água forte 2x por semana;

– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;

– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;

– Mantenha a piscina clorada e limpa;

– Mantenha a calha limpa;

– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;

– Disponha de 10 minutos por semana para combater o mosquito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.