Estado - País - Mundo
Agricultura de Dois Irmãos teve prejuízo com as chuvas
Vila Rosa e Navegastes foram os bairros mais atingidos e que tiveram perdas para agricultura
Dois Irmãos
Bruno Wingert
A agricultura sofreu grandes perdas com as enchentes. O total do prejuízo só em Dois Irmãos, foi de R$ 1.950.000. Muitos agricultores perderam tudo e terão que recomeçar do zero o plantio nas lavouras.
O presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e Morro Reuter, Pedro Becker, contabiliza os danos que as chuvas causaram aos agricultores. “Uma enxurrada que nem essa estraga muito mais que uma seca de trinta dias. Temos lavouras que perderam tudo, isso é um fato que será lembrado por muito tempo”.
Segundo ele, a chuva afetou muito as pastagens que os agricultores mantêm e isso influência muito na produção do leite e de alimentação do gado. “Vai se levar 3 a 4 semanas para recuperar. Tivemos uma sorte que vieram esses dias quentes, para o crescimento de plantas e pastagens”, ressalta Pedrinho.
Ele destaca, ainda, os lugares mas atingidos. “Tivemos dois pontos cruciais de perdas da agricultura, que foi o Vila Rosa e o Navegantes, onde atingiu toda a área rural antes da ponte”.
PEIXES
A piscicultura foi outra área que teve perdas, pois os peixes saíram do seu tanque. “Vamos demorar um tempo para repor isso. O reflexo a gente vai ver na hora do consumidor comprar, pois pode faltar alguns produtos, porque o setor foi muito afetado”, destacou o presidente do sindicato.
EMATER
O sindicato está reunindo os números concretos de famílias de Dois Irmãos e Morro Reuter atingidas pela chuva. Esses números serão enviados à Emater, que através de um recurso disponibilizado pelo Governo do Estado, vai ajudar as famílias atingidas.