Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Agrometalúrgica JW completa 10 anos de atuação em Santa Maria do Herval e região

13/08/2022 - 11h38min

Atualizada em 13/08/2022 - 13h53min

Colaboradores Willian Arnold, Ederson Staudt e Alan Hansen, e proprietário Jonas Weber (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Nesta segunda-feira, dia 15, a Agrometalúrgica JW, situada em Boa Vista do Herval, completa 10 anos de atuação. Voltada para o ramo agrícola, possuí foco na fabricação de implementos como carretões, carretinhas, conchas frontais, grades enleiradoras, colheitadeiras graneleiras, fornos para aviários e outros objetos que visam facilitar o trabalho no dia a dia do agricultor. Também atuam com reformas.

A empresa foi fundada em 2012 por Jonas Weber, 35 anos. É formado em técnico em mecânica pela Fundação Liberato e têm experiências profissionais na região sul da Alemanha – onde atuou com operação e manutenção de máquinas agrícolas diferenciadas e modernas.

Jonas Weber com um dos carretões fabricados (Créd. Cleiton Zimer)

Antes de empreender trabalhava numa empresa de Nova Petrópolis, desde 2007, para a qual ia diariamente, de moto. Lá teve cinco anos de experiência.

Além dos longos quilômetros de locomoção para ir ao trabalho, também levava serviços de Herval para lá. Com isso surgiu a ideia: porque não abrir o próprio negócio. “O objetivo era tentar para ver se era viável, até porque não tinha nada no segmento aqui, então, era uma possibilidade”.

Primeiro serviço feito: uma carreta agrícola (Créd. Arquivo pessoal)

GRADATIVAMENTE

E assim começou, devagar. Foi construindo o galpão aos finais de semana. “Nesta sequência consegui fechar um negócio grande e resolvi começar”.

O empreendimento foi prosperando. Mas Jonas sempre teve os pés no chão. Trabalhou sozinho por mais de um ano até sentir que havia certa estabilidade e, em 2013, contratou o primeiro funcionário que ficou com ele até 2016. Depois disso contratou outro e foram aumentando gradativamente. “Hoje estamos entre quatro pessoas aqui, além de minha esposa, Fernanda, que faz a parte burocrática da empresa”.

Atendendo as necessidades dos agricultores

Jonas explica que tudo é fabricado conforme a necessidade do cliente, em outras palavras, sob medida. “Trabalhamos muito com máquinas para quem produz grãos, como secadores, o caracol de transporte; são coisas voltadas para os nossos produtores, para o que o mercado daqui precisa”. Já foram feitos quase 80 pulverizadores, 30 carretões, 10 conchas, entre outros produtos.

O mercado expandiu para mais municípios da região, tais quais como Morro Reuter, Ivoti, Nova Petrópolis, Linha Nova, Presidente Lucena e outros.

Projeções para o futuro

Jonas pontua que sua maior propaganda é feita pelo tradicional “boca a boca”, com a indicação feita pelos próprios clientes. Nestes 10 anos de atuação já possuí a marca Agrometalúrgica JW consolidada na região, sob o lema de “serviço de qualidade com preço justo”. A empresa também é representante dos produtos Buffalo, oferecendo toda a linha de geradores, roçadeiras, com motores a diesel e gasolina.

Jonas conta que hoje há a necessidade de aumentar o espaço. “O que já está encaminhado, na fase de projeto”. Explica que o objetivo é triplicar o tamanho da atual estrutura e, com isso, há a projeção de contratar mais funcionários. Hoje, em média, já estão trabalhando com três meses de agendamento fechado. “E, neste sentido, para atender melhor, preciso de mais espaço.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.