Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Alerta: uso indevido de rios e arroios coloca em risco os banhistas em Picada Café

05/01/2023 - 09h37min

Atualizada em 05/01/2023 - 09h38min

Picada Café – Como fugir do forte calor que tem castigado a região? Sem muita opção, para afugentar o forte calor as pessoas tem procurado opções mais comuns como rios e arroios para se refrescar. E essa procura sem tomar os cuidados básicos tem preocupado autoridades. O comandante dos Bombeiros Voluntários, Vilson Koch, afirma que há abusos e o pior de tudo, a falta de conhecimento da área onde pretendem se banhar. “O problema maior é a conjunção entre banho e bebida alcoólica. Principalmente no período de férias quando cresce muito a procura por esses lugares”, destacou.

ARMADILHAS
O comandante afirma que, as constantes chuvas, alteram leitos de rios, o que se torna uma armadilha para quem, além de banhar-se, se arrisca em mergulhos ou até mesmo pulando na água. “Toda vez que há chuva forte é terra, é pedras e árvores que são levadas pela água e essas acabam em algum poço profundo. Então, sem sempre onde o banhista é acostumado a tomar banho, é seguro”, afirmou. Para Vilson, é fundamental que hajam pessoas com conhecimento, com alguma corda, uma câmera, colete ou até um galho que possa ser utilizado em caso de algum afogamento. “Na hora do pânico é importante manter a calma e alcançar alguma coisa onde a pessoa possa de agarrar. Nunca esquecendo que essa pessoa está assustada e, caso alguém tente socorrer, a vítima pode se agarrar e não soltar mais”, frisou.

CASO EM 2021 VITIMOU DOIS AMIGOS
O ano de 2022 encerrou sem nenhuma vítima de afogamento nos rios e arroios de Picada Café. Um dos últimos casos, que chocou a região, ocorreu em outubro de 2021. Na época dois amigos de Novo Hamburgo se afogaram no Rio Cadeia, em Joaneta. Neste caso a parede de pedras possui uma fenda e, ambos os amigos, foram levados pela água e não conseguiram mais sair. Após três horas de buscas os mergulhadores conseguiram resgatar os corpos. “Fendas escondidas em poços profundos são algumas das armadilhas do Rio Cadeia. Para se ter uma ideia os corpos estavam localizados numa profundidade de cinco metros”, relembra Koch.

CRIANÇAS E PISCINAS
Outra dica importante dos Bombeiros Voluntários referem-se aos banhos em piscinas residenciais. Principalmente neste período de férias com muita gente viajando na casa de amigos e familiares. Vilson destaca os cuidados redobrados com as crianças. “Jamais deixar uma ou mais crianças sozinhas próximos a rios, arroios e piscinas. Historicamente ocorrem muitos casos envolvendo crianças e, se tomarmos os cuidados necessários, podemos passar o período, curtindo, se divertindo, mas sem agravar essas tristes estatísticas”, detalhou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.