Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

AstraZeneca prevê distribuição avançada de vacina para o primeiro trimestre de 2021

03/11/2020 - 10h30min

País – “Até o fim do primeiro trimestre do ano que vem, se tudo correr bem, as vacinas estarão em uma fase avançada de distribuição”, disse José Baselga, vice-presidente-executivo de investigação oncológica da AstraZeneca, à rádio catalã Rac1, sobre a vacina anti-Covid desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

A empresa já iniciou a produção da vacina de Oxford e prevê ter 3 bilhões de doses prontas no início do ano que vem. Em junho passado, a AstraZeneca havia dito que começaria a distribuição do medicamento até o fim de 2020, mas essa etapa ainda não começou.

A vacina de Oxford está na última fase de testes clínicos em diversos países do mundo, inclusive o Brasil, e utiliza um adenovírus de chimpanzés para apresentar ao sistema imunológico a proteína spike, usada pelo Sars-CoV-2 para agredir células humanas.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produzirá o medicamento no Brasil, prevê iniciar a vacinação no primeiro trimestre de 2021.

A parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford e a encomenda tecnológica para produzir a imunização já foram firmadas. Para se tornar realidade, a vacina ainda depende de aprovação e certificação da Agência de Vigilancia Sanitaria (Anvisa).

“Nossa expectativa é encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa (até o primeiro trimestre). Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos na produção”, disse a presidente da Fiocruz a jornalistas ao se referir à vacina da AstraZeneca, em um cerimônia de inauguração de uma pira em homenagem aos mortos por Covid-19.

Fontes: Agora No RS/ Terra.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.