Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Aventura na neve: grupo de amigos realiza 8ª viagem para praticar esqui e snowboard

04/10/2022 - 14h38min

Atualizada em 04/10/2022 - 14h40min

Grupo viaja para praticar esportes na neve

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos — O vereador Ramon Arnold realizou no dia 5 de agosto, uma viagem para  Bariloche com seus cinco amigos. Ao total, foram dois dias na estrada, nos quais eles percorreram 2800 quilômetros de carro para chegar ao destino, cruzando a fronteira pela cidade de Uruguaiana e Passo de los Libres. O retorno para Dois Irmãos foi no dia 13 de agosto.

Em apenas um veículo, os expedicionários foram: Ramon Arnold, Renan Henrich, Carlos Vinicius Moraes, Matheus Kuhn e Carlos Augusto Rausch Filho. “Por estarmos em 5 pessoas, o trajeto ficou um pouco mais cansativo. Nosso grupo é maior, mas dependemos dos compromissos de cada um para poder participar desta viagem”, disse Ramon.

Paisagem exuberante

Chegando na região da Patagônia, os aventureiros puderam contemplar a região exuberante, com belezas naturais e paisagens únicas. O objetivo principal do grupo foi praticar o esqui e snowboard. Conforme Ramon, além de oferecer as opções de esportes na neve, a região possui excelentes cervejarias, vinhos, carne de primeira qualidade e outras especialidades da gastronomia Argentina.

O início do grupo

A primeira viagem do grupo de amigos foi em 2010, no Vale Nevado do Chile, ademais, esquiaram também no vulcão Vila Rica na cidade de Pucón. “Fomos muito motivados pelo nosso amigo Francisco Fonseca, que já havia realizado aventuras na neve antes de formarmos este grupo. Portanto, já fazem 12 anos que realizamos estas viagens para a região da Patagônia”, explica Ramon. Apesar de terem outros compromissos e não conseguirem sempre manter a regularidade anual, de 2010 até 2022, foram oito viagens no total, com grupos distintos.

O benefício do câmbio

Neste ano, devido à crise na Argentina, os viajantes utilizaram a conversão de câmbio via transferência da Western Union, sem cartão de crédito. Esta forma de operação de câmbio é extremante favorável aos brasileiros, o que acaba por baratear os custos na Argentina. “Por exemplo, conseguimos a compra do litro do diesel em R$ 3,40, quando no Brasil o mesmo litro estava na casa dos R$ 6,30”, disse ele. Este exemplo de conversão é proporcional para compra de alimentos, vinhos e atividades.

Perda inestimável

“Em 2018, nosso grupo passou por uma fatalidade, quando fomos para San Martin de Los Andes. Estávamos iniciando mais um dia de esportes, quando nosso amigo Francisco da Fonseca, acabou entrando em uma pista mais íngreme e perdeu o controle da descida, culminando em uma queda violenta. Ele teve pronto atendimento, mas dado a gravidade, foi removido para um hospital. Mais tarde, descobrimos que a queda prejudicou muito seus pulmões e ele teve que ser entubado na UTI e havia uma grave lesão na cabeça. Ele foi transferido para o hospital da capital Neuquén, onde teve atendimento por excelentes equipes médicas, mas ao final da segunda semana de internação, acabou falecendo. Ele era um grande amigo, intenso e apaixonado por estas viagens e a todos nós, causou muita dor e saudade. Fizemos um pacto que continuaríamos fazendo estas viagens, pois temos certeza que era isso que ele queria que fizéssemos”, conta Ramon Arnold sobre a sua perda.

 

Primeira viagem em 2010

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.