Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Biblioteca Municipal de Dois Irmãos irá celebrar 50 anos no final de semana

25/10/2022 - 10h40min

Bibliotecária Andréa Calini. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – A biblioteca Prof. Paulo Arandt faz parte da história da cidade. Ela iniciou próximo de onde era a Igreja Matriz. Com o tempo, em 1988, mudou para o endereço onde está localizada até a atualidade, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Centro. No dia 30 de outubro, ela completa 50 anos de fundação. Dia 29, será realizado um evento especial para celebrar o aniversário.
“Essa data é um marco, meio século. Percebemos que vem crescente o número de usuários, temos muitas crianças lendo. A leitura é fundamental, melhora a escrita, o vocabulário. Estou aqui há cinco anos e fazemos o máximo para continuar incentivando a leitura”, disse a bibliotecária Andréa Calini.
O evento será no dia 29, na própria sede da biblioteca, das 14h às 17h, com show, esquete teatral e atividades recreativas. Durante o evento do aniversário, as pessoas que retiraram mais livros nos últimos cinco anos vão receber o prêmio “rato de biblioteca”.

Paulo Arandt
O nome da biblioteca e uma escola do município é o do professor alemão considerado o imigrante símbolo da colonização. Esse título foi conferido a ele no 15º ano da emancipação. O professor Paulo Arandt veio para o Brasil em 1908 e exerceu durante 40 anos a sua profissão. Além disso, também desempenhou a função de guarda livros e foi professor de música. Ele faleceu no dia 10 de setembro, aniversário da cidade. “Ele distribuía os livros no comércio, as pessoas pegavam, liam e devolviam no mesmo lugar e ele trocava, como uma espécie de bibliotecário”, conta Andréa.

 

 Biblioteca em números
Em um período de um ano, desde o ano passado até a data desta reportagem, a biblioteca emprestou mais de 6479 livros. Hoje são 11.278 usuários cadastrados, praticamente um terço da população estimada de Dois Irmãos pelo IBGE, de 33.547 pessoas. O número de livros da própria biblioteca Paulo Arandt supera o da população do município. São em média, 39.566 títulos e 45.649 exemplares há disposição, de forma gratuita.

 

 Iniciativas
A biblioteca tem a ação pegue e leve, com livros que podem ser levados por qualquer pessoa, mesmo sem cadastro. Ademais, todo mês de abril, eles fazem uma troca de um livro do acervo, por um livro pessoal dos usuários. Também realizam a ora do conto e sessão de cinema uma vez por mês, para as escolas por agendamento. Além disso, o espaço se modernizou, com cadastro online, sem a necessidade de carteirinha física e acervo pode ser consultado em um site.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.