Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Bovespa desaba e dólar dispara em meio à tensão por coronavírus e petróleo

09/03/2020 - 11h11min

Atualizada em 09/03/2020 - 11h11min

Bolsa de Valores teve circuit breaker pela primeira vez desde 2017 (Créditos: Reprodução/Iprevi)

São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo vive um dia de tensão extrema nesta segunda-feira, 9. O principal índice de ações negociado pela Bovespa teve queda de 10% no começo do pregão, o que causou a interrupção dos negócios, o chamado “circuit breaker”. O dólar também disparou, chegando a ser cotado a quase R$ 4,80.

A última vez que isto tinha ocorrido foi em 18 de maio de 2017, na esteira da denúncia de áudios envolvendo o empresário Joesley Batista e o então presidente da República, Michel Temer.

Comportamento da Bovespa nos últimos cinco dias (Créditos: Google Finance)

Não apenas a epidemia de coronavírus preocupa os investidores, mas também a derrubada do preço do petróleo, feita de forma artificial pela Arábia Saudita, principal exportador mundial da commodity. O corte foi o maior em 20 anos, provocando a maior queda diária do preço do barril desde a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991. O tipo Brent chegou a cair 31%.

A ação da Arábia Saudita ocorre após o fracasso das negociações entre a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) e a Rússia. O país se opôs a ideia da organização de cortar mais profundamente os preços, com o objetivo de estabilizar a produção em meio ao coronavírus, que, por sua vez, causa também desaceleração da economia global.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.