Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Brigada Militar atua em diversas frentes para garantir a segurança em Dois Irmãos

03/01/2023 - 09h48min

Comandante da BM, tenente Elton Dhein (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Fazendo frente ostensiva às mais variadas situações do cotidiano a Brigada Militar (BM) está nas ruas diuturnamente para reprimir a criminalidade. Não importa se é durante a semana, sábado, domingo, feriado; dia, noite ou madrugada; os policiais militares sempre estão lá, em vigia, atentos e focados em pontos cruciais para que a criminalidade não ecloda.

De acordo com o comandante local, tenente Elton Dhein, o ano de 2022 foi marcado por retomadas de eventos o que, automaticamente, resultou em mais demanda – além de ter que atender as ocorrências ‘normais’ como violência doméstica, por exemplo, que são uma constante.

Tal qual a 193º edição do Kerb de Miguel (o maior do Brasil). Mesmo com um grande fluxo de pessoas de diversas regiões, a festividade transcorreu tranquilamente: sem furtos, roubos ou situações de violência generalizada.

Também neste ano ocorreu a 27ª edição do Natal dos Anjos – que está prestes a chegar ao fim mas já superou as expectativas de público. Da mesma forma, até o momento, não teve registros de crimes.

A BM de Dois Irmãos também está em destaque regional quanto ao Proerd, tendo formado quase 400 crianças em dezembro – com a integração das famílias.

Ao longo de 2022 a polícia militar atuou em diversas frentes para reprimir a criminalidade e garantir a segurança dos moradores – assim continuará em 2023 (FOTO: Cleiton Zimer)

Preocupação constante


Elton destaca que manter o índice zero, quanto a furto e roubos de veículos no Kerb e Natal dos Anjos, é uma das grandes preocupações. E o conseguem através de uma presença constante, contando, além do efetivo local, com o reforço da Força Tática do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A Operação Papai Noel, desencadeada pelo comando durante as últimas semanas, também tem resultado em uma segurança maior, principalmente para os comerciantes que, nesta época, costumam aumentar seu giro.

Além disso, quando despontam os dias de maior calor, a BM reforça as abordagens na entrada da Cascata São Miguel costumeiramente frequentada por diversas pessoas – principalmente, de fora da cidade. Nas últimas operações no local teve diversas apreensões de drogas, dentre maconha e cocaína.

E essas operações de abordagem são feitas o tempo todo, sempre em locais e horários alternados, para garantir a segurança e inibir ações ilícitas.

Polícia Militar atua em diversas frentes, 24 horas por dia (Créd. Cleiton Zimer / arquivo)

O que dizem os números

Os números a seguir refletem os indicadores de Dois Irmãos deste ano até 30 de novembro, que está de acordo com a mais recente atualização da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Queda nos furtos de veículos

Em 2021 o Município teve 37 furtos de veículos. Em 2022 este número despencou para 9. “Em partes atribuímos este número de 2021, que foi alto, pois naquele ano uma quadrilha cometeu vários furtos. Com o trabalho conjunto, integrado com a Polícia Civil, e os ladrões foram indiciados”, pontua o comandante.

Redução no tráfico

Em 2021 teve 25 prisões por tráfico. Agora, em 2022, são 10. “Essa redução se deu graças a colaboração da comunidade. Quando há suspeita de algo, se alguma traficante tenta se instalar, nos comunicam. Isso tem permitido uma resposta rápida, tanto da BM como Civil”, afirma Elton

Alerta para estelionato

Já por outro lado os estelionatos têm aumentado. No ano passado foram 199 mas, sem contabilizar todo o ano de 2022, já são 250. “Desconfiem de eventuais vantagens. Se parecer que está muito fácil, façam contato com a Brigada Militar, ou falem com algum conhecido.

Posse de entorpecentes

O registro de Termo Circunstanciado (TC) também saltou. No ano passado foram 28 e neste já são 32. O comandante destaca que o TC é, sim, uma prisão, e que o autor terá de responder por isso, além de impactar no réu primário, pondendo vir a afetar futuras regressões de pena e, principalmente, impedir de acessar determinados concursos públicos.

 Trânsito

Elton reforça a importância de motoristas estar sempre conscientes da sua responsabilidade no trânsito, praticando a direção defensiva de forma a garantir a integridade, tanto sua, como de terceiros. Alerta que há uma problemática quanto ao respeito da sinalização, principalmente, da placa PARE.

Perturbação

A BM tem dado ênfase em garantir o sossego da comunidade, seja em locais públicos como também em privados. O comandante reforça o cuidado que cada qual deve ter em respeitar o espaço e direito do outro. E lembra que, para a BM possa agir, é necessário que o reclamante queira representar contra quem está gerando algum tipo de perturbação.

Violência doméstica

A violência contra a mulher é constante. Em 2021 teve 64 casos de ameaça, 39 de lesão corporal e 4 de estupro. Em 2022, que ainda não tem todos os números contabilizados, são 59 ameaças, 37 de lesão e 5 de estupro.

A BM faz o primeiro combate, contendo e prendendo o agressor a dando apoio à vítima, tanto naquele momento, como também nas etapas posteriores de encaminhamento. Para isso, também teve policiais com formação especial para atender as mulheres que passam por algum tipo de violência em suas casas.

Qualquer necessidade, acione o 190.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.