Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Casal ajuda menina venezuelana em Dois Irmãos e ganha uma filha do coração

05/07/2022 - 11h05min

Atualizada em 31/03/2024 - 19h36min

Elaine, Ruth e Orlando na varanda do novo apartamento dela

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – Um casal comerciante ajudou uma imigrante venezuelana, recebendo em troca uma filha do coração e uma excelente funcionária. Apesar dessa história terminar bem, o começo para Ruth Marcano, de apenas 25 anos, foi extremamente complicado. Antes de vir para o Brasil, ela era estudante universitária de Relações Industriais. Ela e seus famíliares saíram da Venezuela, pois a situação estava ficando muito difícil, e por difícil, Ruth se refere a ter que trabalhar para poder comprar apenas um saco de farinha, de sentir fome e ir até a universidade estudar com o estômago vazio.

A chegada em Dois Irmãos

Com a esperança de uma vida melhor, ela, seu ex-esposo e sua família foram para Manaus em 2019. O seu ex-marido recebeu uma proposta de emprego em Dois Irmãos, e ela veio com ele, deixando seus familiares em Manaus. Ruth encontrou em novembro do ano passado, a tão sonhada vaga de emprego na Sorveteria Meu Cantinho, para trabalhar com serviços gerais e atendimento ao público. Quando a situação estava caminhando bem, veio o divórcio e ela ficou sem lugar para morar, em uma cidade longe de tudo que era conhecido.

 Um lar inesperado

Ruth Marcano deixou a tristeza do passado para trás. Crédito: Giordanna Benkenstein Vallejos

Os proprietários do comércio, Elaine Maria Luft e Orlando José Luft, em um ato de amor ao próximo, decidiram ajudar Ruth e ofereceram estadia na própria casa deles, para que ela não tivesse que ir embora. “Eu não queria deixar o trabalho e ter que voltar para Manaus”, disse Ruth. Com o passar do tempo, ela encontrou em Orlando e em Elaine a família que tanto precisava. “Ela é como uma filha para nós”, disse o casal, de forma emocionada.

Apoio para o começo de uma nova vida

Orlando instalou o chuveiro e a pia do novo apartamento

Depois de algum tempo, eles auxiliaram Ruth para buscar um apartamento no centro, perto do Meu Cantinho. Como ela ainda não possui nacionalidade brasileira, eles ajudaram novamente, assinando os papéis de aluguel no nome deles. Seu Orlando ajudou a instalar a pia, o chuveiro e com a mudança depois do expediente de trabalho, como um pai zeloso faria. O apartamento está praticamente todo mobiliado, mas ainda falta uma máquina de lavar, caso alguém deseje fazer uma doação. Ao entrar na residência dela, é possível ver como Ruth mantém tudo muito limpo e organizado.

Funcionária dedicada

 Além de ser uma pessoa carinhosa, doce e educada, Ruth Marcano é uma ótima funcionária, atraindo com seu carisma e inteligência, novos clientes. Orlando conta que em pouco tempo ela aprendeu a dar o troco no caixa, mesmo sem o real ser a moeda que ela está acostumada. Ademais, Ruch aprendeu português no cotidiano e se expressa de forma clara no idioma, enquanto anota os pedidos de sorvetes, crepes e salgados e os entrega com um sorriso. “Primeiramente decidimos ajudar ela por ser uma funcionária muito boa”, explica Elaine.

 Ruth agora têm duas famílias

A família venezuelana de Ruth ainda segue morando em Manaus. Ela pretende visitá-los durante as férias do trabalho. O irmão de Ruth deseja vir morar em Dois Irmãos também e vai trabalhar com ela, no Meu Cantinho. Elaine e Orlando ligaram para explicar para a mãe de Ruth a situação da filha, e disseram por chamada, que se consideram os segundos pais dela. Durante a entrevista, Ruth mostrou sua gratidão em meio as lágrimas “Hoje eu estou tranquila por causa deles. O Meu Cantinho é assim, por causa do coração que eles têm, e eu me sinto muito abençoada.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.