Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Censo 2022: Dois Irmãos entra na Justiça para não perder repasses

07/01/2023 - 16h28min

Juarez, durante discurso no encerramento do Natal dos Anjos na sexta-feira

O município deve perder R$ 5 milhões por ano com o resultado do Censo. Dois Irmãos está em 1.6 no cálculo do FPM e deve cair a 1.4 em vez de subir a 1.8 como esperava

Dois Irmãos – A prefeitura de Dois Irmãos entrou na Justiça nesta sexta-feira, 6, contra os números estimados pelo Censo de 2022 do IBGE. De acordo com o prefeito interino, Juarez Stein, atendendo a uma minuta da Confederação Nacional dos Municípios, Dois Irmãos se juntou com outros municípios e está acionando judicialmente a Procuradoria da República, para tentar rever os números do Censo, visto que o município perderá milhões em repasses federais, uma vez que a população “teria diminuído”, fator que está ocorrendo no Brasil todo.

Segundo Juarez, a cidade tenha 38 mil habitantes e não o que o Censo do IBGE diz que está em 30.551.  temos”. Na estimativa do próprio IBGE em 2021, Dois Irmãos tinha 33.547 habitantes, ou seja, mais do que o Censo teria apurado neste ano.
Para Juarez, é grave o fato de o Censo não ter sido concluído e terem utilizado o cálculo apurado até o final do ano complica as coisas, visto que muitos problemas ocorreram ao longo do recenseamento pelo país afora, inclusive pelo momento atual do país, aliado ao fato de que muitos, devido a golpes e outras ocorrências policiais, acabaram por não receber recenseadores pelo país afora.
“O cálculo do FPM é bem complexo, mas em resumo, estamos em 1.6 e esperávamos ir para 1.8 na participação do FPM, mas com estes números, Dois Irmãos caiu para 1.4”, explicou, por telefone, na tarde de quinta-feira.

Na mesma entrevista, Juarez Stein disse que o município perderá mais de R$ 5 milhões em repasses federais com o resultado do Censo.

PREFEITURA ESTÁ AJUDANDO

Por este motivo, a Prefeitura está, desde o início e agora com mais afinco na reta final, ajudando no Censo.

Moradores de Dois Irmãos que ainda não receberam a visita da equipe do Censo devem entrar em contato com a Prefeitura o mais rápido possível. Para isso, está sendo disponibilizado o contato de telefone e WhatsApp da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (51) 3564-8827 (ou clique no link https://wa.me/message/JP5QYG27JFH3O1) onde a pessoa passa o nome completo, endereço e telefone para que os recenseadores entrem em contato e possam fazer a pesquisa.
Pelo levantamento apresentado na última semana de dezembro, ainda não foi cadastrado um grande número de moradores do município, o que vai fazer com que Dois Irmãos receba menos recursos do Governo Federal e também dificulte a realização de programas municipais, já que o número de moradores e dados não estarão completos.
Além do telefone, as pessoas que desejem podem ir pessoalmente na sala da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica no segundo andar da sede da Prefeitura de Dois Irmãos (Rua Berlim, 240 Centro), para fornecer o contato e tirar dúvidas sobre o Censo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.