Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Cervejarias da região conquistam medalhas no Festival em Blumenau

10/03/2023 - 10h14min

Atualizada em 10/03/2023 - 16h29min

crédito: divulgação

Algumas cervejarias foram premiadas, como a Hunsrück, que recebeu prata

Região – Os municípios da Encosta da Serra estão bem representados no maior festival de cerveja artesanal do Brasil. Diversas cervejarias estão com estande no local, enquanto outras se fizeram presentes enviando amostras para participar das premiações do Festival Brasileiro da Cerveja. Desta forma, algumas cervejarias da região fizeram bonito e foram premiadas, em diferentes estilos. Ter uma medalha neste festival é de enorme relevância, afinal, é o maior do país no segmento.

É o caso da Cervejaria Hunsrück de Dois Irmãos, que ganhou medalha de prata com o estilo Sahati. A cervejaria já conquistou muitas medalhas no mesmo festival em edições anteriores, inclusive ouro. É o caso da Schallen Bier, de Picada Café, medalhada em Blumenau, assim como a Wig´s (Santa Maria do Herval) e a Edelbrau (Nova Petrópolis).

CERVEJARIAS

A Cervejaria Mater, de Dois Irmãos, está presente no festival apenas como visitante. O cervejeiro, Rodrigo Borowski informou que está no evento para visitar a feira de fornecedores, que ocorre em paralelo, para conferir as novidades e tendências.

Também de Dois Irmãos, a ‎Cervejaria Immer Bier e a Rothenburg informaram que não participaram neste ano. A Immer informou que, talvez, participe em 2024. E quem volta em 2024 para Blumenau é a Origem, de Linha Nova, que não participou neste ano.

Outras cervejarias contatadas, não participaram do festival este ano, como é o caso da Adoma, a Schness (Hortêncio), a Brew Up, a Eich Benck e a Faraó, de Picada Café.

Já a Traum, de Nova Petrópolis, está presente no festival, assim como a Qüera, de Linha Nova. Segundo o cervejeiro Marcelo Loech, a Qüera participou da premiação neste ano. Já a Stein Haus, de Picada Café, não está no festival em Blumenau, mas em abril, vai participar da Anufood, que ocorre também no exterior e, em abril, será em São Paulo.

Nota: outras cervejarias consultadas não retornaram e as demais cervejarias participantes do festival podem contatar a reportagem pelo fone 51 9549-1211.

 

O FESTIVAL

O evento é um dos principais fomentadores da cultura Cervejeira do Brasil, consolidado como o mais importante do país, com mais de 4 mil amostras de cervejas concorrendo. O evento ocorre, de 8 a 11 de março em Blumenau Santa Catarina.

 

‘Sahti’ da Cervejaria Hunsrück: medalha de prata

A Cervejaria Hunsrück montou estande no festival este ano e já é conhecida na cidade catarinense pelo chope de bergamota e pelos chapeus amarelos nas festas. A empresa conquistou a medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, na categoria estilo Sahti. “Estamos muito felizes de compartilhar mais esta conquista com vocês, estar com uma cerveja premiada neste concurso é muito desafiador”, destacou o cervejeiro Miguel Engelmann.

Miguel e Roseli Engelmann recebendo a premiação no Festival Brasileiro da Cerveja. (crédito: divulgação)

 

‘Porter’ da Wig´s de Herval premiada com bronze

Tem premiado também de Santa Maria do Herval, o que é uma conquista e tanto, pelo tamanho do município e pelo tempo que a cervejaria está no mercado, uma empresa jovem. A Wig´s recebeu medalha de bronze com sua ‘Porter’, que foi feita em parceria com a Chocolates Cristiane, também do Herval. A cerveja ganhou a medalha de bronze no festival de Blumenau, fazendo com que duas marcas de empresas hervalenses fossem premiadas, conforme informou o cervejeiro Jonathan Seger.

‘Porter’ da Wig´s fabricada em parceria com a Chocolates Cristiane (crédito: divulgação)

 

‘Belgian Blond Ale’, da Edelbrau, conquista bronze

A Edelbrau, de Nova Petrópolis, não participou com estande no festival, mas participou do concurso e foi premiada. “Participamos apenas do concurso, onde levamos um bronze com a nossa Belgian Blond Ale”, destacou o sócio-proprietário, Fernando Maldaner.
Esse é o quarto ano consecutivo que a Edelbrau recebe premiação no principal evento cervejeiro do país. “É um prêmio que alegra toda a equipe da Edelbrau, pois a busca continua por melhorias e o engajamento em fazer excelentes cervejas, acaba sendo reconhecido também nestas premiações”, destacou.
Por falar nisso, neste ano, a Edelbrau também recebeu um reconhecimento a nível nacional com sua nova visitação, a Experiência Edelbrau. Levou ouro no Prêmio Colunistas, considerado um dos mais tradicionais prêmios da publicidade brasileira, sendo entregue desde 1968.

Blond Ale da Edelbrau levou bronze em Blumenau (crédito: divulgação)

 

‘German Pilsner’ da Schallen conquista bronze

A Cervejaria Schallen Bier de Picada Café está presente no festival e foi medalhada, inclusive. Segundo o sócio-proprietário, Jonas Schneider, a cervejaria conquistou bronze na categoria German-Style Pilsener, com sua cerveja German Pilsner. Os dois proprietários da cervejaria, Jonas Schneider e Eduardo Schallenberger, estão em Blumenau e muitos felizes com a conquista: “É algo muito gratificante, pois além levar o nome da Cervejaria Schallen para um concurso nacional, trouxemos Picada Café para o Festival de Blumenau, cidade que acolhe a cervejaria”.

Jonas e Eduardo com a medalha de bronze para Picada Café (crédito divulgação)

 

Cervejeiro da Mater participa do festival em Blumenau

O Festival Nacional da Cerveja é um evento que oportuniza a troca de experiências referentes ao setor. De acordo com o cervejeiro Rodrigo Borowski, da Mater, a troca de experiências com colegas do setor “de acompanharmos de maneira mais clara, quais as tendências do mercado nacional” é bem importante. Rodrigo está no festival, participando da feira de produtos, que ocorre em paralelo, além do festival em si, embora não tenha colocado estande. “Além disso, também podemos conhecer as novas tecnologias em equipamentos e novidades de insumos na feira para produtores, que ocorre em paralelo ao festival”. Segundo ele, é uma oportunidade anual de atualização e inspiração para “continuar fazendo o que amamos”.

imagem: divulgação

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.