Estado - País - Mundo
Chega ao fim o 193º Kerb de São Miguel em Dois Irmãos; ano que vem tem mais
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Nesta quinta-feira, 29 de setembro, foi celebrado o dia do Arcanjo São Miguel, padroeiro de Dois Irmãos e santo homenageado há 193 anos. Tradição que se perpetuou pelas gerações e que iniciou com a vinda dos imigrantes alemães, náufragos do veleiro Cecília, que mantiveram a promessa de celebrar o santo do dia quando chegassem às terras firmes brasileiras.
O dia foi marcado pela fé e fechou as comemorações do 193º Kerb de São Miguel, cuja festa já começou na sexta-feira da semana passada, 23. Foram cinco dias de diversas atrações culturais e musicais, além de gastronomia típica e muito chopp.
CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS E PROCISSÕES
A quinta-feira de feriado santo no Município começou cedo com cultos e missa, que culminaram na tradicional procissão religiosa pela Av. São Miguel e travessa Agostinho Lipinski ao som de bandinha típica, terminando em frente à Sociedade Santa Cecília onde as igrejas Evangélica, Luterana e Católica se encontraram. Uma multidão de fiéis se reuniu no entorno, celebrando uma das maiores tradições do Brasil.
O momento foi marcado por um encontro especial entre o novo Bispo da Diocese, Dom João Salm, e os pastores.
Comemoração da vida
Prefeito Jerri Meneghetti (FOTO: Cleiton Zimer)
Após a procissão seguiu até o interior da Sociedade, onde o prefeito Jerri Meneghetti abriu o evento. “Estamos mantendo viva, toda a comunidade de Dois Irmãos, comunidades religiosas, essa tradição de quase 200 anos. E é uma edição muito especial para todos nós, de retomada, a edição em que temos que comemorar a vida depois de anos tão difíceis. Então, comemorando a vida, declaramos abertos os festejos de São Miguel. E viva o Kerb!”, disse.
Tradicional Polonaise
Polonaise reuniu dezenas de pessoas (FOTO: Cleiton Zimer)
Logo em seguida ocorreu a tradicional polonaise, que foi coordenada pela Tia Liria por cerca de 15 minutos e envolveu dezenas de pessoas. Depois disso foi servido almoço típico.
Atrações culturais e musicais fecharam o Kerb
- Palco principal esteve lotado durante a tarde
Durante a tarde diversas atrações musicais e culturais no Largo Felipe Seger Sobrinho e Praça do Imigrante fecharam o 193º Kerb de São Miguel. Ao longo desses cinco dias milhares de pessoas passaram por Dois irmãos prestigiando a cultura local, com sua gastronomia única e muito chopp. Somente no primeiro final de semana 40 mil pessoas vieram para o evento.
“Quem veio aproveitar, aprovou”
Secretário Maicá, soberanas e prefeito Jerri durante a Missa de São Miguel na manhã de ontem (Créd. Arquivo pessoal / Maicá)
Ao final de mais um evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, avaliou que a 193ª edição do Kerb de São Miguel foi um sucesso. “Fizemos as mudanças que a comunidade solicitou e, quem veio aproveitar, aprovou. Sabemos que temos que melhorar em alguns aspectos e vamos aperfeiçoar para o próximo ano, sempre procurando oferecer um evento de excelência para a comunidade local e região”.