Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Pessoas com deficiência terão acessibilidade às urnas no domingo, 2

29/09/2022 - 18h05min

(Créd.: Divulgação)

País – Eleitores com deficiência visual terão acesso à fones de ouvido para uso das funções de áudio nas urnas eletrônicas. No Brasil, há 186 mil pessoas com deficiência visual com registro no cadastro eleitoral. Ainda assim, mesmo que o eleitor não esteja cadastrado, ele pode solicitar ao mesário a habilitação do recurso auditivo. Além disso, as máquinas possuem o sistema Braille para que pessoas com deficiência visual possam distinguir as teclas através do toque.

Outra novidade é que o TRE-RS oferecerá um serviço destinado a auxiliar os eleitores com deficiência auditiva a esclarecerem dúvidas relacionadas ao momento do voto. A Central de Libras é um serviço de atendimento exclusivo para as pessoas com deficiência auditiva, por meio de videochamada.

Ao ligar para a Central de Libras, os eleitores poderão obter informações sobre questões relacionadas ao local de votação, título de eleitor, justificativa, entre outros assuntos. O serviço estará disponível, somente, nos dias 2 e 30 de outubro, das 8 às 17 horas, pelo número (51) 99511-0746.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.