Estado - País - Mundo
Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu nos próximos dias
Brasil – A Chuva de Meteoros Líridas está em plena atividade e o pico será no sábado, 22, e na segunda-feira, 24. Durante estes dias o número de meteoros que podem ser vistos a olho nu será maior. Ela ocorre mais intensa no Hemisfério Norte, mas em todo o Brasil poderão ser visto em torno de 10 a 15 meteoros luminosos por hora. O local (radiante) onde ingressarão estes meteoros localiza-se na constelação de Lira. A partir de 01h00 olhe para a direção norte e nordeste.
A Chuva de Meteoros Líridas acontece todo ano nesta mesma época e é gerada por fragmentos do cometa Thatcher (C/1861 G1), que passa a cada 415 anos. O planeta Terra, em seu movimento ao redor do Sol, cruza a órbita onde se encontram estes fragmentos deixados pelo cometa, e faz com que se tornem meteoros ao ingressar na atmosfera.
Na imagem uma sobreposição de meteoros registrados em três dias pelo Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, em apenas uma posição onde está uma câmera. Atualmente, o Observatório está operando com 31 câmeras para cobrir 360 graus do céu e capturar as quedas de grande meteoros.