Estado - País - Mundo
Cidade gaúcha decreta calamidade após enchente histórica causada por chuvas extremas

Cidade já registra mais de 1,2 mil pessoas fora de casa; famílias foram resgatadas de helicóptero
Jaguari, na Região Central do Rio Grande do Sul, enfrenta uma das maiores enchentes de sua história após ser atingida por chuvas intensas desde a noite de segunda-feira (16). O município decretou situação de calamidade pública nesta quarta-feira (18), com o nível do Rio Jaguari atingindo 13 metros, mais do que o dobro do seu nível normal, que é de 6 metros.
Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 1,2 mil pessoas estão fora de casa. Destas, 600 estão desalojadas e se abrigam nas residências de amigos ou familiares. Outras 600 estão desabrigadas e foram acolhidas em seis abrigos públicos montados pela prefeitura.
Os bairros mais afetados são Sagrado Coração de Jesus, Rivera e Nossa Senhora Aparecida, onde mais de 200 residências foram completamente inundadas. No interior do município, quatro famílias ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas por helicóptero.
O volume de chuva acumulado nos últimos dias impressiona: 286 milímetros até esta quarta-feira, mais que o dobro da média histórica de 133 milímetros para o mês de junho.
As autoridades seguem em alerta, monitorando o nível do rio e prestando assistência às vítimas.