Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Clet faz mudanças históricas na presidência do Legislativo de Santa Maria do Herval

28/12/2022 - 13h55min

Atualizada em 28/12/2022 - 14h01min

Após três mandatos Clet foi o presidente pela 1ª vez em 2022 (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Após três mandatos consecutivos como vereador, Cleidir Arnold, o Clet (MDB) assumiu a presidência do Legislativo pela primeira vez neste ano.

Na sua gestão promoveu mudanças históricas através da revisão e atualização da Lei Orgânica Municipal, de forma a adequá-la à realidade local e ao que estabelece a Constituição Federal e Estadual.

Também foi dado início ao trabalho de revisão e atualização do Regimento Interno do Poder Legislativo.

Fiquei muito honrado. Ao mesmo tempo em que tive a confiança de que poderíamos fazer a mudança, também tem a responsabilidade; as contas chegam e são julgadas”, disse, agradecendo todos os seus colegas vereadores e, também, à assessora Zuleica Welter que acompanha os passos da Câmara, e ao dr. Camilo que guiou a implementação das alterações.

Emendas impositivas individuais e de bancada

Já desde antes de assumir, no final do ano passado, Cleidir anunciava que essas mudanças seriam feitas. “Era o objetivo e se cumpriu.”. Clet pontua que praticamente tudo foi alterado, já que a última atualização ocorreu em meados dos anos 2000 – portanto, estava defasada.

Dentre os principais aspectos cita que, agora, cada parlamentar tem direito a fazer emendas impositivas no valor de R$ 51.300 por ano. “Foi acordado que metade será para a saúde e, a outra, de escolha do vereador.

Além das individuais, cada bancada terá direito a outros R$ 55.700 que podem ser destinados conforme os integrantes julgarem adequado. As emendas ao orçamento de 2023 foram aprovadas na última sessão da Câmara que aconteceu no dia 13.

O presidente destacou o trabalho conjunto dos colegas neste projeto. “A atualização foi possível porque todo mundo abraçou junto.

Fazer parte

Embora as indicações feitas provavelmente já fossem aplicadas pelo Executivo, para Cleidir, o principal intuito com as emendas é fazer com que os vereadores façam parte das decisões orçamentárias do Município. “A proposta não é brigar. Mas que nos chamem para participar do orçamento. Os vereadores também querem ser ouvidos.

Apoio para a construção da sede própria

Quem assume no lugar de Clet em 2023 é Leandro Lechner Kich (PSB) – e que tal qual seu antecessor também já anunciou inovações: pretende construir a sede própria do Legislativo.

Questionado, Cleidir afirmou que apoiará a ideia do colega.

As sessões do próximo ano serão retomadas no dia 7 de fevereiro.

O presidente para 2024 também já está definido: será Félix Alles (PDT).

Um salto

Clet reiterou que, no atual mandato – mesmo havendo opiniões e visões distintas –, tem se observado maior integração entre os parlamentares, de fato focados aos trabalhos legislativos e, também, na busca por recursos junto aos respectivos representantes das demais esferas políticas. “A Câmara de Vereadores deu um salto, subiu três, quatro degraus em um pulo só. Não se via união dentro da Câmara, hoje está diferente.

Incentivo aos mais jovens

Clet vê as mudanças recentes reforçadas sobre a ótica da vinda de mais jovens para a política, citando o quão importante é ter rostos novos neste meio. “A partir do momento que tu está vendo que está errado, e tu sabe que tem potencial para melhorar, coloca teu nome à disposição, faz com que ouçam tuas ideias ou procura um candidato que as representa.

Disse que quando entrou neste meio aprendeu muito com os então vereadores Fabi e Gilnei, dentre outros, e que hoje segue aprendendo com os novos que vieram.

E o que vem pela frente?

Cleidir está com 39 anos. Ingressou na vida pública através do PTB pelo qual se elegeu duas vezes (2012 e 2016). Em 2020 foi para o MDB diante da possibilidade do PTB não apoiar a reeleição de Mara e Gilnei o que, depois, realmente acabou acontecendo.

Questionado sobre os passos futuros na sua carreira política, afirma que concorrerá novamente a vereador nas próximas eleições.

A saída de Clet do Legislativo chegou a ser cogitada. Tinha a possibilidade dele assumir a secretaria de Obras em 2023 no lugar de Gilnei Capeletti (MDB) – vice-prefeito. No entanto, devido a novas oportunidades profissionais, Clet decidiu seguir como vereador para conciliar as funções.

Capeletti já é anunciado como candidato a prefeito nas próximas eleições e, a possibilidade de uma chapa única é muito pequena, desta forma, descarta-se a via de Clet integrar a chapa majoritária.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.