Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Com gostinho caseiro, família inaugura loja de tortas em Morro Reuter

17/12/2022 - 15h02min

Atualizada em 17/12/2022 - 15h09min

Destaque da loja são os produtos caseiros (FOTO: Volmir Muller)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Um sonho, construído aos poucos com muito trabalho, se transformou em realidade. Recentemente, foi inaugurada a sede da Nille Doces em Morro Reuter.

O projeto começou meio que ao acaso em 2018, quando a empreendedora Janine Sebastiany Galvao, 39 anos, perdeu o emprego. Por ocasião do seu aniversário resolveu fazer uma torta para si mesma e a postou nas redes sociais. “Muitas pessoas me pediram onde eu a havia comprado, pois era linda. Falei que eu mesma a tinha feito.

Janine conta que sempre gostou desta área, porém, nunca pensou em fazer dela o seu ofício. “A partir daquela torta veio o primeiro pedido que foi para tia da minha mãe.” Ela então começou a fazer bolos e doces em geral, vendendo primeiramente para vizinhos e conhecidos. “Em um primeiro momento não era meu objetivo continuar trabalhando com tortas, seria só por um tempo, até achar outro trabalho.

No entanto, passou a se identificar cada vez mais com aquela rotina, além do reconhecimento que recebia dos clientes. E, mesmo depois de conseguir outro trabalho, continuou se dedicando a confeitaria; foi se dividindo entre fazer tortas e seu outro emprego [de meio período] por cerca de dois anos e meio.

Os pedidos pouco a pouco foram aumentando. Entretanto ainda havia certa dificuldade para as pessoas comprarem os produtos e fazer disso um negócio viável. Foi quando surgiu a ideia do Festival de Tortas em Pedaços. “Uma vez ao mês faço vários sabores de tortas e as pessoas podem comprar em fatias e pedaços, dando assim a oportunidade delas provarem nossas opções”, explica Janine.

Começou aos poucos, fazendo cinco tortinhas pequenas, depois, foram aumentando e, hoje, vendem em torno de 85 kg neste dia.

Espaço aconchegante foi inaugurado no final de novembro (FOTO: Volmir Muller)

DEPOIS DA PANDEMIA TUDO MUDOU

Mas depois disso veio a pandemia. Foi quando ficou em casa com a filha e decidiu se dedicar somente aos doces. “Fui divulgando mais e mais, vieram clientes um indicando ao outro.” Tudo era feito em casa – sob encomenda.

O negócio começou a prosperar. Como a demanda aumentando, desde o começo deste ano Janine já planejava abrir seu próprio cantinho para atender os clientes e, aos poucos, foram amadurecendo a ideia. “Foi quando surgiu a oportunidade e decidimos, eu e meu esposo [Silvio Galvão, 42 anos] dar mais um passo nessa nossa jornada, abrindo um ponto físico aqui no centro de Morro Reuter.

Janine destaca que o local foi todo preparado com muito carinho para atender os clientes. “Desde o dia que comecei a trabalhar com tortas, eu queria fazer um produto mais caseiro, assim como eu gostava de comer. Eu nunca fiz nenhum curso na área de confeiteira. Todos os recheios e produtos eu mesma desenvolvo e vou combinando texturas e sabores. Procuro sempre usar produtos de qualidade, trazer novidades em decoração e as tortas personalizadas são pensadas exclusivamente para cada cliente.

O grande diferencial, de acordo com a empreendedora, são as tortas com quatro camadas de recheio especialmente combinadas para uma harmonia e explosão de sabores. “Com muito amor em tudo que faço vou continuar a produzir meus doces enquanto assim Deus quiser,” disse, convidando a região para vir provar as iguarias.

TORTA DE LAVANDA

Durante a tradicional Festa da Lavanda, Janine confeccionou uma torta de lavanda especialmente para o evento. Foi um sucesso absoluto e entrou no catálogo. “Muitas pessoas procuram pela torta, todos os finais de semana.

ATENDIMENTO 

A loja foi inaugurada no dia 26 de novembro. Ela fica na Rua 15 de Novembro, 125, sala 2, próximo à Praça Municipal.

Momentaneamente o atendimento é nas sextas-feiras, das 14h às 18h. Sábados, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h. E nos domingos das 14h às 18h.

As encomendas podem ser feitas a qualquer dia, como sempre foi, pelo 051 99639-7585.

Janine conta que, depois que passar o verão, vão avaliar a possibilidade de abrir o estabelecimento em mais dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.