Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Com recorde de prisões e alerta para golpes, Delegacia de Dois Irmãos faz balanço de 2022

21/12/2022 - 15h02min

Atualizada em 21/12/2022 - 15h38min

No total foram 36 presos, a maioria por crime patrimonial (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A Delegacia do Município divulgou, nesta quarta-feira, 21, um balanço das atividades durante o ano de 2022. O intuito, de acordo com o delegado titular Felipe Borba, é aumentar a consciência da comunidade acerca do trabalho da Polícia Civil e quais as suas devidas competências.

Muitas vezes as pessoas não possuem clareza sobre o que cabe à Polícia Civil. Nosso trabalho é precipuamente de investigação criminal, ou seja, entramos em cena a partir da ocorrência de um crime, com a finalidade de apurar a autoria e demonstrar, com provas, o que, de fato, aconteceu.” Destaca que, para isso, promovem diligências, encaminham pedidos ao Poder Judiciário, solicitam perícias, dentre outras atividades.

Delegado Felipe Borba

Mais de 3.200 ocorrências

Ao longo de 2022 a DP registrou mais de 3.200 ocorrências. Grande parte não diz respeito a um crime, como ocorrências de perda de documento, acidente de trânsito sem lesões e questões cíveis.

Quase 300 golpes

Chama a atenção o número de estelionatos (golpes) registrados: 281 casos. Borba comenta que a dinâmica atual da vida em sociedade, com a utilização de recursos eletrônicos, tem fomentado este tipo de crime. “Como sempre, o criminoso vai buscar a forma mais confortável e menos arriscada para obter um ganho, e nada mais simples do que enganar alguém através do uso de um telefone celular, sem exposição e com uso de contas bancárias abertas com documentos falsos.


Logo abaixo, no ranking, aparecem os seguintes delitos: ameaça (213), furtos (210), lesão corporal (96), lesão culposa no trânsito (91), perturbação do sossego (78), crimes contra a honra (65), vias de fato (38), posse de droga para uso (34), crimes sexuais (23) e tráfico de drogas (12).

800 procedimentos

O delegado explica que a DP está alcançando todas as metas estipuladas pela Polícia Civil, dando ênfase ao número de procedimentos (inquéritos policiais, termos circunstanciados e procedimentos de adolescente infrator) finalizados e encaminhados ao Poder Judiciário em 2022: 800.

Destes 800 procedimentos, 80% foram remetidos com a elucidação do caso, ou seja, com o indiciamento dos autores, ou, eventualmente, com o esclarecimento de que o crime, na verdade, não ficou caracterizado. “Temos um alto índice de esclarecimento, graças ao empenho dos policiais.”

Mediação de conflitos


Em cerca de 100 procedimentos houve a mediação de conflitos, técnica em que as partes procuram solucionar a questão por meio de acordos. “Continuamos entre as dez delegacias do Estado que mais executam mediações, e temos muita satisfação de conseguir resolver os crimes menos graves dessa forma, em que os próprios interessados constroem a resolução do conflito que está por trás do delito”.

36 prisões

A Delegacia alcançou novo recorde de prisões no ano: foram 36. Destas, 12 são referentes a crimes patrimoniais, 10 envolvendo tráfico de drogas, 5 sobre violência doméstica contra mulher, 5 atinentes a crimes sexuais e 4 capturas de foragidos.

Temos muito orgulho de ter alcançado um número tão expressivo, pois é fruto de trabalho de investigação, significando que concluímos importantes inquéritos policiais. Além disso, os números revelam que prosseguimos enfatizando três frentes: crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e violência contra as mulheres,” afirma o delegado.

Sala das Margaridas

Neste ano a Delegacia inaugurou a Sala das Margaridas, projetada especialmente para promover o acolhimento e estimular as mulheres a relatar casos que se enquadrem na Lei Maria da Penha. Foram mais de 120 pedidos de medidas protetivas encaminhados ao Poder Judiciário.

Palestras nas escolas

Visando à conscientização e aproximação dos jovens com as instituições policiais, a Delegacia participou de palestras que alcançaram mais de 1.500 alunos das escolas da cidade. “Julgo que uma das coisas mais importantes que podemos fazer é conversar com os jovens, provocando reflexões sobre assuntos do interesse de todos, desmistificando algumas visões sobre nossa atividade e maximizando a sensação de pertencimento social, disse Borba, afirmando que nesse ano, abordaram o tema das drogas e seus reflexos na criminalidade, além de enfatizar o fenômeno da violência doméstica e familiar contra as mulheres”.

Parceria com os demais órgãos

Gostaria de agradecer a parceria das instituições com quem trabalhamos, Ministério Público, Poder Judiciário, Brigada Militar e órgãos da Prefeitura Municipal, além do apoio recebido da comunidade, com informações e denúncias, que são essenciais para o nosso bom desempenho. E, como de costume, registrar a diferença que faz o suporte que recebemos do CONSEPRO de Dois Irmãos, garantindo não somente a manutenção do serviço, mas promovendo melhorias constantes e que beneficiam aos policiais e aos cidadãos. Obrigado.” – delegado Borba.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.