Estado - País - Mundo
Conheça as Sete Maravilhas de Dois Irmãos
Conheça nossas 7 dicas de passeios e entretenimento em Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel e Leonardo Boufleur
Dois Irmãos – “Existe um bom lugar ao Pé da Serra, lindo onde gosto de morar”, a frase do Hino diz muito sobre Dois Irmãos, que muito se esforça para manter as tradições e costumes dos imigrantes alemães. Com características de uma cidade interiorana, acolhedora, hospitaleira e ordeira, a comunidade busca promover experiências de qualidade em vários segmentos: gastronômico, histórico-cultural, lazer e tranquilidade.
A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, listou as “Sete Maravilhas de Dois Irmãos”, que preservam e prevalecem os traços culturais da imigração na cidade e incentivam o turismo local e regional.
*Nota: Colaboração de texto e fotos: Leonardo Boufleur, para o caderno Rota Romântica do Diário, sempre divulgado em julho
TEM MUITO MAIS
Entre os locais listados, estão os principais, como praça, parque, Antiga Matriz, Palco Móvel, museu, Ponte de Pedra e outros. O Turismo foi muito feliz na escolha, afinal, são praticamente unanimidades, mas, obviamente, não são as únicas maravilhas do município, afinal, há outras maravilhas, como as gastronômicas com os restaurantes, cafés e cervejarias, por exemplo, sem contar as maravilhas da religiosidade, com igrejas antigas e únicas em suas belezas.
Sendo assim, quem vem a Dois Irmãos se depara com ampla oferta de atrativos turísticos. Venha conhecer mais pontos turísticos de Dois Irmãos – Um Doce de Cidade. Ou seja, independente da cidade em que você mora, quando resolver sair para um passeio na região, lembre-se de ir conhecendo, uma a uma, as 7 maravilhas de Dois Irmãos nas áreas turísticas e culturais. E, se você mora em Dois Irmãos e não conhece ou não visita todos estes pontos, está aí um bom motivo para sair de casa.
CONHEÇA
Então, a partir de agora, conheça as 7 maravilhas de Dois Irmãos nas áreas culturais e turísticas, que mostram de forma resumida, o quanto Dois Irmãos é rica e quanto oferece para o visitante. Então, conheça:
1ª – O ESPAÇO CULTURAL ANTIGA MATRIZ é um importante local edificado entre 1868 e 1880, que foi transformado em espaço cultural após receber obras de restauração, conservação e revitalização que asseguraram sua ocupação.
2ª – O MOINHO COLLET remonta ao pequeno moinho que ali funcionava até 1960, onde atualmente são visíveis somente suas fundações. O local atualmente encontra-se fechado para visitações internas, podendo apenas a parte externa ser visitada.
3ª – O MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL encontra-se na Casa Kieling, como é conhecida, devido à família que a habitou de 1893 até 1985, na primeira metade do século XIX. No espaço realiza-se o trabalho de resgate e preservação da cultura dos imigrantes alemães que, em 1825, deram origem à nossa cidade.
4ª – O PALCO MÓVEL, inaugurado em 2001, está sobre a Avenida São Miguel, bem no centro da cidade e destinado a apresentações artístico-culturais. Sua estrutura com cobertura no estilo germânica, fundição de ferro e sistema de elevação motoredutor, possibilita o fluxo de automóveis na via diariamente.
5ª – O PARQUE MUNICIPAL ROMEO BENÍCIO WOLF tem ampla área verde, praça com brinquedos para as crianças, dois açudes, ciclovia, espaço para realização de atividades artísticas e culturais e ainda, o prédio réplica da primeira Prefeitura Municipal. Ali também está a Escadaria do Ipê Amarelo em mosaico, remetendo à árvore símbolo do município e o letreiro “S2 Dois Irmãos”.
6ª – A PRAÇA DO IMIGRANTE é um local arborizado e tranquilo, onde as famílias e amigos se reúnem, enquanto as crianças brincam nos brinquedos à disposição no parquinho. Na Praça do Imigrante também são realizadas apresentações artísticas e culturais ao longo do ano. Aos domingos, o local conta com a exposição dos produtos da Associação dos Artesãos. Além do espaço para alimentação, a Praça do Imigrante também conta com a Casa do Produtor e também a Casa do Turista.
7ª – A PONTE DE PEDRA, construída em 1855 sobre o Arroio Feitoria, é um elo importante entre Dois Irmãos e Hamburgo Velho. Na época, já era um importante entreposto comercial e permitia a comunicação entre São Leopoldo e a Serra Gaúcha. A ponte se assemelha à Ponte do Imperador, construída no mesmo ano em Ivoti pelo capitão Jacob Blauth. A Ponte de Pedra passou a fazer parte dos pontos turísticos da cidade através da Rota Colonial Baumschneis e em 2013, passou a fazer parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.