Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

CoronaVac é eficaz contra três novas variantes da Covid-19, diz estudo

10/03/2021 - 18h09min

Atualizada em 10/03/2021 - 18h16min

São Paulo – A vacina CoronaVac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, é eficaz contra as variantes mais agressivas do coronavírus em circulação no mundo, informou nesta quarta-feira, 10, o governador paulista, João Doria. A pesquisa foi feita por cientistas do Butantan e Universidade de São Paulo (USP).

As variantes hoje que causam mais preocupação são a brasileira (de Manaus), britânica e sul-africana. Os estudos são preliminares e foram feitos em 35 pessoas imunizadas na Fase III do estudo. Os resultados completos serão divulgados posteriormente. “Essa é uma excepcional notícia da ciência, mas também para a vida. A vacina do Butantan imuniza os vacinados contra as novas variantes da Covid-19”, declarou Doria.

As vacinas compostas de vírus inativado, como a produzida pelo Instituto Butantan, possuem todas as partes do vírus. Isso pode gerar uma resposta imune mais abrangente em relação ao que ocorre com outras vacinas que utilizam somente uma parte da proteína Spike (proteína utilizada pelo coronavírus para infectar as células).

A vacina do Butantan tem essa vantagem em relação às demais, pois, segundo o instituto, pode levar a uma proteção mais efetiva contra as variantes que apresentam mutação na proteína Spike. Nos testes realizados pelo Instituto Butantan são utilizados os soros das pessoas vacinadas (colhido por meio de exame de sangue).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.