Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Corsan investirá mais de R$ 2 milhões em nova adutora

27/06/2023 - 18h58min

Estância Velha – Com mais de 40 anos de uso, antiga rede de água tratada da Rua Portão será substituída por nova, ao custo de R$ 2.315.015,40. Serão 2526 metros de tubos, sendo 530 metros de pead e, o restante, 1996 metros de pvc. Obra começou na semana passada e deve ficar pronta até o final de julho, caso o clima colabore.

Um dos motivos para a troca, segundo o gerente da Corsan de Estância Velha, Marco Prade, é o tempo de uso da atual, que beira aos 40 anos. “Ela, até o momento, não dá problema. Mas, para evitar transtornos no futuro, o melhor a se fazer é trocá-la, por uma mais resistente, que deve durar cerca de 400 anos”, explica

Além de trocar por uma rede melhor, para evitar transtornos no futuro, como rompimento, existe um projeto da administração municipal de duplicar a via, trazendo melhorias para o trecho, incluindo, a pavimentação completa. Por esse motivo, para evitar destruição de asfalto novo, a Corsan se antecipou para deixar a rede em dia, para melhorias, posteriormente, da Prefeitura.

Características da nova rede
O gerente da Corsan garante que os tubos novos serão melhores que as atuais. Será instalado adutora de 200 mm e, em paralelo, outro de 60 mm. As de 60 servirão para as ligações de água, impedindo que uma interrupção por rompimento ou qualquer outro problema, não afete toda a comunidade.

Trânsito
A obra de melhoria na rede da Rua Portão está dividida em três etapas. A primeira será através do método não destrutivo, em que não é necessário a abertura de valas. Neste, serão 530 metros, sentido Anita Garibaldi para a Presidente Lucena. O trânsito não será interrompido. “Usaremos esse método para evitar grandes transtornos, já que, nesse trecho, há muito comércio. Mas, por outro lado, é muito caro e não podemos usá-lo nas demais etapas”.

A segunda etapa, que usará o método de abertura de valas, segue sentido Rua Anita Garibaldi para Henrique Konrath Filho. A terceira, será na Rua Henrique para Egon Schmitz Haus. Nesses trechos, a via ficará em meia pista.

Prade ainda prevê que a pavimentação em pontos que tiver abertura de valas será depois de finalizado toda a troca dos tubos. “O asfalto será feito depois que tiver pronto toda obra, já que a usina vende em quantidade”, comenta Prade.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.