Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Crianças de Dois Irmãos descobrem o mundo através das sementes

08/07/2022 - 18h35min

Atualizada em 08/07/2022 - 19h09min

Os alunos da escola Jardim da Alegria, do Travessão, visitaram estufas de morango em Santa Maria do Herval na semana passada (FOTO: divulgação)

Dois Irmãos / Santa Maria do Herval – No início do ano letivo a turma do NA da escola Jardim da Alegria – do Travessão / Dois Irmãos –, brincando no pátio da escola, encontrou pequenas sementes pretas caídas no chão, algumas inclusive já com brotos e plantinhas crescendo. Aquilo despertou neles um desejo de investigar e descobrir como isso aconteceu. Diversas perguntas surgiram, como por exemplo, se todas nascem, se podem ser consumidas, o que precisam para crescer, dentre outras.

A partir deste interesse surgiu o Projeto “As Sementinhas”, que foi desenvolvido ao longo do semestre. As crianças escolheram alguns exemplares para aprofundar os estudos, realizando diversas atividades de preparo da terra, plantio e cuidado.

Manusearam, observaram e degustaram diversos tipos em seus mais variados formatos. O feijão, por exemplo, foi plantado para acompanhar o desenvolvimento e ao mesmo tempo cozinharam para comer. Outras, descobriram que não são comestíveis. Perceberam ainda que comem algumas sem sequer perceber, como pitaya, banana e morango.

Desvendaram o segredo das rosas e aprenderam como encontrar suas sementes, aproveitaram e as plantaram para dar de presentes às mães. Confeccionaram o livro da turma com a participação das famílias, onde cada uma fez um breve relato sobre sua semente preferida e alguma lembrança que ela desperta.

Visita ao Vale dos Morangos e Ritter

Como conclusão do projeto, no dia 30 de junho, a turma realizou uma saída de campo. Nesse momento tiveram oportunidade de conhecer e acompanhar o processo do desenvolvimento e colheita do morango, uma das frutas escolhidas para estudar.

Colheram e degustaram morangos no Vale dos Morangos, na propriedade de Roger Sanches – em Padre Eterno Baixo / Santa Maria do Herval – que os acompanhou na visita.

Vistia ao Vale dos Morangos

Aproveitaram para correr e brincar nas poças de lama, acumuladas devido a chuva dos dias anteriores, adoraram e se divertiram muito. “Eu gostei de comer morango, de pisar na poça e também na grama e do sol maravilhoso que eu vi“, disse a pequena Sophia.

Brincando na lama.

Em seguida visitaram a Distribuidora Ritter onde foram recepcionados pela Adriane, com uma farta banca de frutas, verduras e legumes para exploração e degustação. Conheceram diversos setores da empresa.

Visita na Ritter.

Agradecemos a acolhida e disponibilidade do Roger nas estufas e da Adriane na Ritter. Obrigada por incentivarem e partilharem suas vivências. Certamente foi de grande importância e aprendizado para todos”, disse a professora Tatiane Büttenbender.

As crianças também foram acompanhadas pela professora Carla Elena Preuss e da diretora Andréia Tatiana Andriola, que parafraseou Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” – É nesta concepção de criança protagonista do conhecimento que nossa escola acredita, proporcionando vivências práticas que vão de encontro aos interesses e aprendizado das mesmas”, destacou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.