Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dois Irmãos é destaque nacional em isenção de alvarás

10/05/2023 - 21h25min

Mauro Hahn em atendimento na Sala do Empreendedor. Crédito: Maurivan Giehl/PMDI

Município é o quarto no País que mais possui atividades nesse sistema

 

A diversificação da economia nas cidades também está atrelada ao incentivo do empreendedorismo. Diante disso, a Prefeitura de Dois Irmãos investe em várias frentes para tornar a cidade atraente à instalação de negócios. Assim sendo, a Sala do Empreendedor abre caminho rumo ao desenvolvimento, pretendendo um lugar melhor para todos que desejam empreender e que estão engajados na intenção de ver o município crescer.

Começar um negócio nunca é tarefa fácil no Brasil, depende de persistência, muito trabalho e uma dose extra de paciência por ser um processo lento devido à burocracia de leis. Isso faz com que muitos empreendimentos acabam fechando antes mesmo de iniciar os trabalhos. Para agilizar a abertura de empresas e, consequentemente, facilitar a vida do empresário, a Administração Municipal passou a isentar operações de alvará de funcionamento, sendo um dos destaques nacional.

O Município passou a isentar 890 atividades de alvará de funcionamento. Isso quer dizer que hoje somos o quarto município no País que mais isenta empresas nesse processo. Então, com isso, a empresa tem o CNPJ e já pode começar a trabalhar, não precisa esperar nada pelo Município, e também não paga nenhuma taxa”, explica Mauro Hahn, chefe da Indústria e Comércio, e integrante da Sala do Empreendedor.

 

Atendimento com qualidade

Nesse sentido, o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dois Irmãos vinculado à Sala do Empreendedor, ganha evidência pela qualidade no atendimento e maior agilidade na hora de abrir a empresa, fomentando a geração de empregos resultado o crescimento da economia local.

A Administração Municipal, através da Sala do Empreendedor, tem ampliado seus serviços para atender melhor a todos os empreendedores. Além disso, cria um ambiente favorável para que, cada vez mais, os empresários busquem Dois Irmãos para abrir ou expandir seus negócios”, destaca o secretário Edson Maicá Severo.

 

Incentivos

Além da isenção de alvará de funcionamento, o Município possui uma lei de incentivos para as empresas que estão se estabelecendo ou que estão ampliando seus investimentos na cidade, que contempla isenção de IPTU, auxílio de terraplanagem, isenção de ITBI e auxílio aluguel.

Outra iniciativa da Prefeitura é a realização de cadastros de imóveis de locação para indústria e comércio, por meio da Sala do Empreendedor que faz a intermediação entre inquilino e proprietário.

Hoje tem uma dificuldade, muitos que têm esta oferta não colocam nas imobiliárias e às vezes o pavilhão está ocioso e poderia estar alugado, gerando renda ao proprietário, empregos e impostos para o município”, destaca Hahn.

Além de que, na Sala do Empreendedor os microemprendedores individuais poderão esclarecer dúvidas referentes à declaração de faturamento e Imposto de Renda.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.