Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dois Irmãos possui mais de 50 vagas de emprego por dia

29/11/2022 - 08h55min

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – O SINE de Dois Irmãos era uma necessidade da população, em um Município com uma demanda crescente de mão de obra. O local inaugurou fazem sete meses, no dia 12 de abril. Atualmente, trabalham três colaboradores na agencia da cidade. “Estavam buscando essa alternativa para essa intermediação de mão de obra, para ajudar no seguro-desemprego, faltava isso no Município, e foi muito bom ”, disse Ivete Rambo, Coordenadora do SINE de Dois Irmãos.

Período com menos vagas

Em uma perspectiva atual, Ivete explica que o cenário de final de ano gerou uma baixa na oferta de empregos, com uma média de 50 vagas por dia, sendo que em maio e junho chegaram a 150. “Por causa da questão política, as fabricas estão demitindo bastante, então estávamos tendo uma procura grande de seguro-desemprego. Quando eles vêm pedir, tentamos fazer o cadastro, para a pessoa poder se recolocar no mercado de trabalho”, disse ela.

Ponte entre empreendedores e trabalhadores

O SINE tem atualmente 70 empregadores cadastrados, tanto de Dois Irmãos, quanto de Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Ivoti, Lindolfo Color, Gramado, Novo Hamburgo e Sapiranga. Além disso, contabilizaram mais de 1169 atendimentos em apenas sete meses de abertura.

Equipe do SINE. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

 

 Impasse de mercado

Ivete explica que existe a falta de mão de obra, mas em contrapartida, os salários muitas vezes não são atrativos, se comparados a antigamente ou com os custos de vida. “O empregador tem consciência que falta mão de obra e temos consciência que o salário está um pouco inferior do que se ganhava antes”, explica Ivete Rambo.

Aposentados buscam emprego

Uma informação surpreendente, explicada pelos colocadores do SINE, é que existem diversas pessoas com mais de 50 anos buscando vagas de emprego. Segundo a equipe, muitos se aposentaram mais cedo ou afirmam que a aposentadoria não é suficiente para cobrir as despesas, necessitando gerar mais renda.

O papel do SINE

O SINE auxilia na escrita de currículos, da orientação para entrevistas, faz cartas de encaminhamento, solicita o seguro-desemprego e Carteira Digital de Trabalho, sendo uma base de apoio para a comunidade.

Para buscar vagas de emprego ou encaminhar seguro-desemprego, basta ir até a agência na Rua Novo Hamburgo, 1079. O horário é de terça-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e na segunda-feira das 7h30 às 18h. O telefone para contato é: 35648890.

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.