Estado - País - Mundo
Eduardo Leite é o primeiro governador a ser reeleito no RS
O governador do Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos será Eduardo Leite. Nascido em Pelotas, em 1985, o candidato do PSDB é o primeiro da história a se reeleger para o Palácio Piratini.
Eleito em 2018, Leite renunciou ao cargo neste ano com a expectativa de concorrer à presidência do partido. Diante da negativa do partido, optou por concorrer à reeleição e venceu Onyx Lorenzoni, do PL.
VIRADA
Leite foi reeleito matematicamente as 19 horas, com cerca de 57% dos votos, contra 42% de Onyx. Os números apresentam uma virada do candidato tucano que, no primeiro turno, havia ficado na segunda colocação. Onyx liderou o primeiro turno com 37,50% dos votos, contra 26,81% de Leite, apenas pouco mais de dois mil votos sobre Edegar Pretto, do PT.
TRAJETÓRIA
Nascido em Pelotas, Eduardo Leite é bacharel em direito e foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Anteriormente, foi prefeito da sua cidade natal, de 2013 a 2017, onde também foi vereador.
Leite iniciou sua carreira política no movimento estudantil, como presidente do Grêmio Estudantil de sua escola. Graduado pela Faculdade de Direito da UFPel, filiou-se ao PSDB e concorreu a vereador em 2004, obtendo a primeira suplência e assumindo a vaga posteriormente.
Em 2008, foi eleito vereador. Alcançou a suplência para a Assembleia Legislativa na eleição de 2010 e foi eleito prefeito de Pelotas em 2012. Em 2018, se elegeu governador no segundo turno, com 53% dos votos.