Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estado anuncia possível liberação de eventos no RS

29/09/2020 - 10h47min

Atualizada em 29/09/2020 - 10h58min

Governo sinaliza que deve liberar os eventos apenas em cidades sob bandeira laranja e amarela, e que estejam organizadas para a volta às aulas (Crédito - divulgação)

Região – O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta terça-feira, 29, que pretende divulgar um protocolo para liberar a realização de eventos de maior porte no estado, como atividades culturais, feiras e shows. Conforme o texto publicado, as regras valerão apenas para regiões sob bandeira laranja ou amarela, e a liberação só será possível porque o estado registrou uma redução de hospitalizações e óbitos causados pela Covid-19.

Conforme dados do Estado, nas últimas duas semanas, novos registros por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que resultaram em diagnóstico confirmado de Covid-19 caíram 25%, de 1.016 para 793. Além disso, entre as duas últimas quintas-feiras, o número de óbitos causados pela doença reduziu 19%, de 338 para 273.

Sinalizando uma flexibilização no setor de festas e eventos, o governo, porém, destacou que pretende estabelecer uma escala de prioridades para a retomada das atividades no estado. Uma das exigências, já anunciadas, condiciona a permissão para a realização de um evento cultural à organização de protocolos sanitários que viabilizem o retorno às aulas também.

Temos uma prioridade na questão das liberações. Faremos a liberação para eventos somente em municípios nos quais as aulas presenciais já estiverem retornando. Não faz sentido haver liberação de eventos sem ter havido o retorno das aulas. É importante priorizar o ensino, a aprendizagem de nossas crianças e jovens, em relação a outros tipos de atividades”, ponderou Leite.

A autorização para a realização dos eventos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira, 28, e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios. Além disso, todos os organizadores deverão seguir, integralmente, todos os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde.

Como exemplo, está o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (8 metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e 4 metros quadrados por pessoas em ambientes sentados).

No começo desta semana, o Gabinete de Crise deu aval para a realização de quatro eventos de grande porte: Festival Internacional de Turismo (Festuris), a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz, todos em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, os demais eventos ocorrem no mês de novembro.

Mobilizados em Ivoti

Em Ivoti, representantes do setor de festas e eventos sociais estão mobilizados para viabilizar o retorno das atividades. Na semana passada, um grupo de empresários informou ao jornal O Diário que já havia encaminhado um protocolo à Prefeitura, propondo seguir um modelo de regras semelhantes às dos restaurantes. A Prefeitura havia aprovado o documento e aguardava o retorno do governo estadual.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.