Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estado e Exército distribuem mais 92 mil frascos de medicamentos do kit intubação nesta terça

06/04/2021 - 10h42min

(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Estado – A Secretaria de Saúde e o Exército Brasileiro irão distribuir nesta terça-feira, 06, mais 92.799 frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares para 69 hospitais gaúchos. Fazem parte do chamado “kit intubação” os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio, que são necessários para a realização do procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias. Assim, a intenção é seguir dando auxílio aos pacientes graves de Covid-19 que estão intubados em leitos de UTI.

Desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde têm se articulado para comprar tais medicamentos e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS. No ano passado, foram distribuídos cerca de 150 mil frascos de medicamentos. Em 2021, já foram entregues cerca de 225 mil frascos.

A remessa desta semana é composta por 39.825 frascos de Atracúrio, 11.415 de Cisatracúrio, 22.630 de Midazolam e 18.929 de Rocurônio. O Midazolam será distribuído para 46 hospitais que têm leitos de UTI pelo SUS, e proporcionará uma cobertura mínima para quatro dias de consumo. Os outros medicamentos, que são bloqueadores neuromusculares, serão distribuídos a 58 hospitais que têm leitos de UTI pelo SUS e proporcionará uma cobertura mínima para cinco dias de consumo.

Essa nova remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde, e os critérios de distribuição de forma proporcional são de responsabilidade da Secretaria de Saúde que, para definir quais instituições hospitalares irão receber o kit, realiza um acompanhamento semanal quanto a quantidade de medicamentos nos estoques de cada hospital. O armazenamento e a distribuição são realizados com auxílio do Exército Brasileiro.

Confira aqui a lista de quais serão os hospitais beneficiados com esta nova remessa.

(Governo do Estado)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.