Estado - País - Mundo
Evolução do comércio em Dois Irmãos: Petry Store
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
O comércio teve protagonismo no desenvolvimento econômico do município. O Armarinhos Petry, foi uma das primeiras lojas que existiram em Dois Irmãos e representa outros comércios pioneiros da época como: Casa Lori, Casa Rauch, Relojoaria Dois Irmãos, Madeireira Herval e Loja Hoffmeister.
Alguns desses locais são quase tão antigos quando a cidade. O Armarinhos Petry, foi fundado em 1962, por Nilda Maria Petry e Osvino Petry. O casal começou comercializando tecidos, botões e itens para confecção de roupas. A empresa iniciou pequena e foi ampliando o espaço, sem sair do mesmo ponto comercial.
Com o tempo, eles começaram a vender roupas, eletrodomésticos e ter uma revenda de gás. Como existiam poucos comércios, eles precisavam oferecer variedade. “Antigamente as pessoas queriam comprar tudo em uma loja só. Agora existe a tendência de lojas especializadas. ”, disse Mirian Petry. Os 9 filhos ajudavam na empresa. Naquele tempo, falar alemão era essencial para poder trabalhar no comércio. E quando uma compra era realizada, ela era anotada no caderninho, pois não existiam máquinas de cartões.
Mudanças
As sócias Mirian Petry e Vania Petry, assumiram o comércio da família e seguem administrando até hoje. Elas trocaram o nome para Petry Store em 2014 e focaram na venda de roupas. Para elas, o segredo sempre foi a dedicação e a persistência, mesmo em períodos difíceis. Passaram pelo período da hiperinflação e, também, durante a pandemia recente. Tudo foi desafiador, e, ao mesmo tempo, fortificou ainda mais a empresa. Elas contam que alguns clientes estão na terceira geração e que se sentem orgulhosas de poder chegar até os 60 anos de empresa.
*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.