Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

FALA COMUNIDADE: Corsan não atende o bairro Aparecida, em Santa Maria do Herval

24/11/2022 - 11h06min

Atualizada em 09/01/2023 - 12h36min

No total 18 famílias não possuem abastecimento (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Enquanto que nos arredores a Corsan está anunciando investimentos em sistemas milionários de aprimoramento, tal qual o Smart Water de Morro Reuter – aqui, em Herval, ainda há famílias que não têm acesso ao básico de abastecimento.

A rede da distribuidora vai até a casa do Kuhn na lateral da VRS-873, na entrada do Município (descida para o Posto Alles); no entanto não chega às 18 famílias do bairro Aparecida que fica numa parte mais alta. Historicamente aguardam as promessas de, um dia, receber água.

Enquanto isso se dividem em poços escavados de forma particular com uma rede que se estende por vários metros e que, volta e meia, apresenta problemas – tais quais canos acidentalmente cortados durante as roças e outros empecilhos. Recentemente, na última estiagem, uma das nascentes quase secou e tiveram que ser socorridos por caminhão-pipa.

Problema antigo e sem respostas

Gianfranco Baraccani

Os vizinhos que cedem a água pois, se não, nem teria. Já tive reunião com a prefeita e com o Oneide da Corsan e, de acordo com ele, não valeria o investimento pois não tem muitos moradores.”

 

 

 

 

 

Vânia Kunzler

Já moro aqui há mais de 20 anos e, sempre, tivemos que usar a água do poço. Ela vem lá do fundo, há vários metros de distância.”

 

 

 

 

 

 

Loni Kunzler

Eu moro aqui há mais de 60 anos. Sempre prometem, prometem, mas até hoje nunca foi feito nada. Já aconteceu diversas vezes de faltar água pois os poços também secam”.

 

 

 

 

 

Cobranças

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), há uma cobrança direta em cima da Corsan. “Porque faz parte da região deles.”

O vereador e presidente da Câmara, Cleidir Arnold (MDB), disse que a “ideia da Corsan é que a Prefeitura banque a obra e eles assumem, mas não é assim que funciona.” Clet pontua que já apresentaram a proposta da empresa instalar um reservatório no Kuhn [que é a última casa com a rede] e, de lá, bombear para um outro reservatório no bairro e, assim, fazer a distribuição.

Sinalização positiva

Questionado pela reportagem, o gerente local da Corsan, Oneide Castro, confirmou que, da forma como está, não há vazão o suficiente para atender a região. Mas sinalizou de forma positiva para o início de 2023 pois há dois novos poços por serem instalados no Teewald.

Um deles é o do Piquete. “Já está perfurado e estamos no aguardo da documentação. Nos primeiros meses deve iniciar a montagem.” O outro seria um poço que deve ser reperfurado no bairro Amizade. “Nos primeiros meses do ano que vem, assim que tiver poços com maior vazão, analisaremos a possibilidade de estender a rede e atender a comunidade do bairro Aparecida.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.