Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

FAUNA EM NOVA PETRÓPOLIS: No verão, lagartos voltam a aparecer

09/01/2023 - 16h51min

Atualizada em 09/01/2023 - 16h54min

 Lagarto teiú próximo a uma residência na zona urbana do município (Créd. Gian Wagner Baum)

Apesar do comportamento agressivo, eles tendem a fugir quando se sentem ameaçados

Por Gian W. Baum

Nova Petrópolis – Com o calor e o verão, um dos animais mais típicos da época volta a aparecer e fazer jus a expressão popular “lagartear”. É claro que estamos falando dos lagartos, mais precisamente os lagartos Teiú, uma espécie típica da região e o maior lagarto do Brasil.

O comportamento deste animal é sazonal, sendo que no verão e na primavera podem ser vistos repousando ao sol, em busca por alimento e reprodução. Já nos meses mais frios, entre final de maio e final de agosto, ele hiberna, permanecendo inativo em tocas por longos períodos.

No inverno, a espécie hiberna em tocas e no verão sai em busca de sol, alimento e reprodução (Créd. Gian Wagner Baum)

Conforme informações do Instituto Butantan, este lagarto tem um corpo que pode atingir 50 centímetros (mas se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total). Suas cores mesclam tons de preto, amarelo e branco, e suas laterais são preenchidas com bolinhas claras. Ele pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e até no norte da Argentina, em maior abundância nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país, mas, não é encontrado na Floresta Amazônica. Possui hábitos territorialista, generalista e tem grande facilidade em se adequar a novos ambientes, por isso conseguem se adaptar às grandes cidades. Por isso, também, são comuns de ver próximo a residências. O Butantan explica que, apesar de possuir comportamento agressivo, geralmente tende a fugir quando se sente ameaçado.

ALIMENTAÇÃO – Os lagartos Teiú têm uma alimentação onívora e muito variada. O teiú come de tudo um pouco: carniças, carnes em geral, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, além de frutas e folhas das mais variadas espécies. Assim como o jabuti, desempenha um papel muito importante como dispersor de sementes, por incluir diversas espécies de frutos nas suas refeições.

Comunidade indígena

Apesar de parecer estranho para a maioria das pessoas, historicamente estes animais tiveram uma grande importância na comunidade indígena. Por ser um animal grande, o teiú foi grande recurso dos povos originários, que comiam sua carne, sem o seu couro e a gordura. Isso só foi possível graças a existir em grande número e alcançar um tamanho relativo.

 

FONTE: https://butantan.gov.br/bubutantan/teiu-um-lagarto-tao-brasileiro-que-voce-com-certeza-ja-viu-por-ai

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.