Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Final de semana terá mudança radical de temperatura

09/09/2022 - 14h11min

Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira na retaguarda de uma frente fria que vai avançar pelo Estado com chuva irregular e risco de temporais isolados, pelo encontro do ar frio com uma massa de ar muito quente que cobre o Sul do Brasil. A massa de ar frio não é intensa, entretanto será responsável por uma queda acentuada da temperatura entre a tarde e noite de hoje no estado gaúcho, aponta a MetSul Meteorologia.

A frente fria atuava na manhã desta sexta em áreas do Oeste e do Sul gaúcho. No decorrer da tarde e da noite, o sistema frontal avança com chuva pra grande parte do estado. Haverá uma radical mudança da temperatura com a chegada da frente fria. Muitas cidades que tiveram calor ou abafamento até de tarde terminarão o dia com frio. A chegada do ar frio deve se dar com rajadas de vento, no geral entre 40 km/h e 60 km/h, mas que em alguns pontos podem passar dos 70 km/h.

O resfriamento deve se acentuar no Rio Grande do Sul no começo de sábado. A massa de ar frio toma conta do território gaúcho durante a madrugada e gradualmente afasta a instabilidade que traz chuva em algumas áreas mais ao Norte e o Nordeste do Estado no começo do dia.

Com isso, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul durante o sábado. O começo e o final do dia serão frios em todas as áreas. Já a tarde, conforme a cidade, será entre fria e amena mesmo com a presença do sol. Porto Alegre deve ter até 17ºC, mas em cidades serranas a tarde deve ter apenas entre 12ºC e 14ºC.

O amanhecer do sábado será frio com marcas abaixo de 5ºC principalmente em cidades do Oeste e do Sul gaúcho, como na Campanha, Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai. A maioria das localidades deve amanhecer neste sábado com marcas de um dígito. Porto Alegre deve ter 11ºC, mas a mínima do sábado ocorre à noite com 10ºC.

O domingo terá a madrugada mais fria com mínimas inferiores a 5ºC em um grande número de municípios e marcas abaixo de zero em algumas localidades de maior altitude. Mínimas negativas são esperadas na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra, especialmente nas baixadas, uma vez que em picos não deve esfriar tanto porque o ar frio estará enfraquecido em altura. Porto Alegre deve ter 7ºC a 8ºC no começo do domingo, mas na área metropolitana as mínimas em alguns pontos podem descer a 3ºC ou 4ºC.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.