Estado - País - Mundo
Flores e Artesanato: dois dias de muito colorido e bons negócios em Picada Café
Picada Café – Entre uma flor aqui, dicas de adubação ali, cuidados básicos e importantes no cultivo de flores como a orquídea, dicas de montagem de arranjos, flores comestíveis, dicas de artesanato,… assim foi o final de semana no Parque Jorge Kuhn em Picada Café. A chegada da estação mais colorida no ano é o momento propício para a realização da Expoflorir e Feira do Artesanato, eventos que ganham força ano após ano e enaltecem a arte e o trabalho de cafeenses. Floriculturas e artesãos locais mais uma vez prestigiaram e buscaram agregar vendas aos negócios cultivados todas as semanas.
IMPORTANTE
Dentre os expositores Daniel Lüdke não parou. Entre um cliente e outro ele demonstrava as principais flores para cada estação do ano. “A gente busca oferecer várias espécies. Mas as de meia estação são as mais procuradas nesta época”, destacou. E suas dicas ajudaram o casal Leonardo e Mariana Nunes, de Flores da Cunha, na hora de levar flores para a Serra Gaúcha. “São todas muito bonitas, mas nossos canteiros ficam no sol e isso requer uma espécie mais resistente ao calor. Importante essas dicas de quem vende”, disse o metalúrgico. Dentre os artesãos, quem foi mostrar sua arte foi o aposentado Waldomiro Papke. Aos 73 anos, já possui cerca de 60 na arte de montagem de cestos através de vime ou sipó. “Aprendi ainda quando estudante e desde então faço cestos. Eles são vendidos de R$ 30 a R$ 50,00, depende do tamanho”, destacou o cafeense.
VISIBILIDADE
Na abertura dos eventos na manhã de sábado, 9, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Ivete Galhardo, frisou que esse é o único evento do ramo no ano e dá oportunidade aos expositores e artesãos locais. “É uma vitrine para nossas empresas. Sempre digo que somos pequenos e ao mesmo tempo somos grandes através de nossos eventos, afirmou. Já o prefeito Luciano Klein destacou que são 24 expositores, além de mais sete na área gastronômica. “Temos muitos apoiadores e um deles é a Emater, uma parceira em nossos eventos”, destacou. Klein também frisou o trabalho que está sendo feito no Turismo. “É um trabalho muito positivo. Tanto que nossa cidade possui muito mais visibilidade que no passado”, destacou. O prefeito destacou ainda os avanços na área, dentre elas o novo pórtico de acesso ao Parque Jorge Kuhn. “Estamos na Rota Romântica e esse novo acesso trará ainda mais visibilidade. Tudo para que o turista não só pare aqui, mas que se sinta abraço e seja recepcionado como merece”, destacou. Os eventos foram uma realização da FidesArt – Associação de Artesãos e Prefeitura de Picada Café, com apoio da Sicredi Pioneira, Sicoob e Emater/RS.
- FOTOS JAIR HEYLMANN