Estado - País - Mundo
Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada em Roraima após ataque dos EUA
A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada na manhã deste sábado (3), em Pacaraima, no norte de Roraima, após os Estados Unidos realizarem um ataque militar de grande escala contra o território venezuelano e anunciarem a captura do presidente Nicolás Maduro.
Segundo a Polícia Federal, houve alteração significativa no movimento na região. “A PF observou redução no fluxo migratório e foi informada de que a Venezuela fechou sua fronteira hoje”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Imagens registradas por volta das 8h, divulgadas pela Polícia Militar de Roraima, mostram viaturas e militares do Exército Brasileiro posicionados nas proximidades do marco fronteiriço, onde estão as bandeiras dos dois países. Cones e bloqueios impedem a circulação de veículos e pedestres no local.
O fechamento ocorre poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que forças americanas conduziram uma operação militar em larga escala na Venezuela e retiraram Nicolás Maduro do país por via aérea, acompanhado da esposa. Trump não informou o destino do líder venezuelano.
Roraima é a principal porta de entrada de migrantes venezuelanos no Brasil, especialmente pela cidade de Pacaraima. Desde 2015, o estado recebe grande parte das pessoas que fogem da crise política, econômica e social na Venezuela, governada por Maduro até a ofensiva anunciada neste sábado.
