Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

General Mourão é eleito para o Senado

02/10/2022 - 20h15min

A disputado pela vaga gaúcha no Senado teve a principal reviravolta em relação ao que indicavam as pesquisas eleitorais. O General Hamilton Mourão, atual vice-presidente da República, superou Olívio Dutra e Ana Amélia Lemos e conquistou a cadeira.

Mourão, que até o final da semana estava na terceira colocação nas pesquisas, surpreendeu nas urnas e ultrapassou os dois principais rivais. A maior queda em relação aos prognósticos foi da ex-senadora Ana Amélia, que ficou na terceira colocação. Um dos fatores que ajudou o general a despontar, foi a desistência da candidata Comandante Nádia (PP), que decidiu apoiá-lo.

Após passar a manhã e parte da tarde dando entrevistas, o candidato acompanhou a apuração dos votos em um hotel do bairro Bela Vista, em Porto Alegre, acompanhado da esposa Paula e da filha Renata.

TRAJETÓRIA

De ascendência indígena, Hamilton Mourão é filho do general de divisão Antônio Hamilton Mourão (natural do Amazonas) e de Wanda Coronel Martins Mourão (de Bagé). Foi casado com Ana Elisabeth Rossell Mourão desde 1976, com quem teve dois filhos: Antônio e Renata. Viúvo em 2016, casou-se dois anos depois com Paula Mourão.

Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o Ensino Médio, ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras e, em dezembro de 1975, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, graduando-se em Ciências Militares.

Ao longo de 46 anos de serviços prestados ao Brasil, exerceu funções típicas de oficial subalterno e intermediário nos corpos de tropa, de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e de assessor de estado-maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, Distrito Federal. Desempenhou, ainda, o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000.

Após deixar o serviço ativo, em fevereiro de 2018, o general assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro, condição na qual permaneceu até iniciar a sua participação no processo eleitoral, como candidato ao cargo de Vice-Presidente da República, compondo a equipe vencedora que trouxe o então Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro à Presidência da República, em outubro de 2018.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.