Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Governo chinês identifica pneumonia mais letal que a Covid-19 no Cazaquistão

10/07/2020 - 09h27min

Pequim – Uma doença ainda mais letal que o novo coronavírus foi identificada pela embaixada da China em pontos do Cazaquistão. O órgão emitiu um alerta aos cidadãos chineses para tomar precauções contra o surto de uma pneumonia no país vizinho, que, desde o início do ano, já teria matado 1.772 pessoas.

O comunicado oficial foi divulgado na conta do WeChat da embaixada chinesa na noite desta quinta-feira, 9. O relato aponta que houve um “aumento significativo” de casos da doença nas cidades de Atyrau, Aktobe e Shymkent desde meados de junho. Apenas neste mês, ocorreram 628 mortes ocasionadas pela pneumonia, incluindo de cidadãos chineses. “A taxa de mortalidade da doença é muito maior do que a da pneumonia causada pelo novo coronavírus”, afirmou a embaixada.

Ainda não está claro se é causado por um vírus relacionado ao novo coronavírus ou por uma cepa diferente. A embaixada disse que o Ministério da Saúde do Cazaquistão e outras instituições de saúde estão agora realizando um “estudo comparativo”, mas ainda não há conclusões.

De acordo com um relatório divulgado na terça-feira pela Kazinform, a agência de notícias estatal do Cazaquistão, o número de casos de pneumonia “aumentou 2,2 vezes em junho, em comparação com o mesmo período de 2019”. Segundo o jornal chinês Global Times, o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão “não respondeu a perguntas sobre o aviso da embaixada chinesa”.

Fonte: CNN Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.